NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 06/12/2023 - 16:37
Juliana Leite fala sobre Humanos Exemplares no "Trilha de Letras"

A escritora Juliana Leite é a entrevistada do “Trilha de Letras” nesta quarta-feira (06/12), às 22h, na TV Brasil. Na conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Juliana fala sobre envelhecimento, a relação com o passado, o trabalho e o amor, temas que estão presentes em suas obras. A autora fluminense ganha reconhecimento e público, além de conquistar a crítica. Seu romance de estreia, "Entre as mãos", foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

No programa, ela fala de seu livro mais recente, "Humanos Exemplares". Ao citar a personagem principal da obra, Natalia, uma idosa de 100 anos, a escritora conta que a convivência com o próprio avô, que morreu aos 102 anos, a inspirou na criação. Segundo ela, conviver com ele foi determinante para o imaginário e para criar uma relação mais aderida ao presente.

Sobre o envelhecimento, tema abordado no livro, ela afirma que "envelhecer já é um pouco essa vitória de conseguir chegar a um determinado momento da vida que nem você mesmo, nem a sociedade, nem quem está ao seu redor precisa olhar pra você a partir de certas lentes".

Escrita no ano em que surgiu a Covid-19, a autora diz que na obra não queria falar sobre a pandemia e, sim, criar uma espécie de espelhamento do leitor na história da personagem principal.

Juliana diz que sente que cada processo acontece de uma forma diferente e sempre tem anotações manuais em seus cadernos. Ela afirma que tudo o que escreve nasce da rua. "Estar na vida observando pessoas, gestos, coisas que foram ditas, cenas. Coisas muito cotidianas que despertam ali (...) é como se aquilo instaurasse uma certa situação e a minha maneira de lidar com aquela situação é colocar aquilo dentro de uma ficção, fazer aquilo pertencer a uma certa história", conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.