NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/03/2024 - 17:37
Série "Nos Caminhos dos Viajantes" refaz rotas de expedições no Rio

O segundo episódio da produção documental “Nos Caminhos dos Viajantes”, série original da TV Brasil, destaca os percursos de naturalistas no Rio de Janeiro, um dos primeiros locais em que os pesquisadores desembarcaram no século 19. A edição inédita da temporada de estreia do seriado vai ao ar neste domingo (24/03), às 19h30.

O conteúdo da atração realizada pelo canal público em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) fica disponível no app TV Brasil Play. O programa tem horário alternativo à 1h da manhã de domingo para segunda.

Antiga capital do país, o Rio fascinou os cientistas com paisagens deslumbrantes, hoje cartões postais da Cidade Maravilhosa. Para muitos dos estudiosos, aquele era o primeiro contato com a exuberância da floresta tropical e toda a sua biodiversidade.

O programa da emissora pública resgata os diários de expedições de naturalistas como Charles Darwin, Carl Friedrich von Martius, George Gardner e Francis Castelnau. Entre os relatos, é visível o encantamento com montanhas como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca.

Neste episódio, a atração acompanha as transformações da cidade e da natureza desde a Baía de Guanabara, passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas até chegar ao Jardim Botânico. Através de relatos do século 19, a série revela como os cientistas narraram os efeitos do desmatamento da Mata Atlântica e a criação da primeira área protegida para conservação no país: a Floresta da Tijuca.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.