A TV Globo exibe, nesta quinta-feira (17/04), a 4ª edição do “Especial
LED - Luz na Educação”, logo após o BBB 25. Com apresentação de Eliana, que
estreia no comando da atração, o especial desbrava diferentes cantos do Brasil
onde a educação é ferramenta de mudança.
No dia da gravação do Especial LED, os nove finalistas
chegaram aos Estúdios Globo, em São Paulo, sem saber o que os aguardava.
Somente ao longo do dia descobriram, junto com Eliana, quem são os seis
vencedores da edição 2025 do Prêmio LED.
O programa apresenta os detalhes dos projetos, através de
vídeos gravados nos locais de atuação em parceria com as afiliadas da TV Globo
em todo país.
Com direção artística de Patrícia Carvalho, produção de Polly
Silva e direção de gênero de Mariano Boni, o programa revela os seis vencedores
do Prêmio LED 2025, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho que
reconhece práticas educacionais inovadoras. Cada vencedor, que concorreu entre as
2.300 iniciativas inscritas, será premiado com o valor de R$ 200 mil. O
especial será reexibido no dia 19 de abril, às 23h35, no GNT.
Finalistas do Prêmio LED 2025
· O projeto Lumus foi
idealizado por Paloma Brito Coutinho, em Vitória da Conquista (BA). Inspirado
em sua própria trajetória, Paloma criou uma iniciativa que oferece orientação
de carreira, conexão com o mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades
para jovens do interior da Bahia e de outras regiões, promovendo inclusão
produtiva e empoderamento pessoal.
· No Amapá, o Projeto
Oásis, de Felipe Rodrigues Soares, aposta na Psicologia Positiva para oferecer
mentorias que estimulam o desenvolvimento social e emocional da juventude
amazônica, como no caso de Robson de Freitas, de 18 anos, que se tornou Jovem
Embaixador após participar do programa.
· Do sertão
maranhense, o projeto Astronomia no Sertão, liderado por Genilson Vieira
Martins, leva ciência e tecnologia para comunidades indígenas, por meio de
oficinas, observações astronômicas, feiras culturais e atividades que geram
renda local.
· Em Feira de Santana
(BA), a professora Sandra Nivia Soares de Oliveira coordena o Projeto de
Extensão Alfagaris, que alfabetiza agentes de limpeza, majoritariamente
mulheres negras, com uma metodologia baseada nos princípios de Paulo Freire. O
projeto reafirma o compromisso da Universidade Estadual de Feira de Santana com
a inclusão e a justiça social.
· Na zona rural de
Irecê (BA), a Escola Anísio Teixeira transformou sua realidade com o projeto
Inovação e Sustentabilidade: a construção de uma política de Convivência com o
Ser-Tão, idealizado por Arnobson dos Santos Costa. A iniciativa melhorou a
infraestrutura escolar, valorizou as identidades camponesas e quilombolas e
criou um laboratório de tecnologias sociais voltado à agricultura familiar e à
convivência com o semiárido.
· Em São Paulo, o
projeto Escrevendo na Quebrada, fundado por Allan Anjos Dantas dos Santos,
oferece aulas gratuitas de redação para jovens da periferia, com foco em temas
sociais e apoio educacional, emocional e cultural, sendo hoje uma referência em
inclusão e transformação por meio da educação.
· O MPBIA nas Escolas,
de Allan de Souza Santos Pereira (RJ), leva músicas infantis antirracistas para
escolas públicas, promovendo o letramento racial na infância com canções como O
Meu Cabelo É Bem Bonito.
· O Amigos do LOU, de
Josafa Rebouças (CE), desenvolveu uma metodologia que associa cores a cheiros
para incluir pessoas com deficiência visual no universo das cores, promovendo
também o desenvolvimento sensorial de pessoas com TEA.
· O Afreektech, criado
por Marina Barbosa da Silva (SP), é uma plataforma de capacitação em tecnologia
voltada para pessoas negras, que oferece formação técnica, soft skills e
aceleração de afroempreendedores, visando inclusão produtiva e transformação
social no setor da Nova Economia.