Café, açaí e chocolate são os protagonistas de uma campanha promovida
pelo Grupo Globo. Em um ano em que a sustentabilidade ganha evidência por conta
da COP30, a companhia lança a campanha Cadê o sabor que estava aqui?,
inspirada na iniciativa norte-americana “Save the Flavors” (Salve os Sabores),
que alerta sobre os riscos do desaparecimento de alimentos na cultura e no dia
a dia dos brasileiros.
Parte da plataforma Menos é Mais, a ação tem filmes
estrelados pelo humorista Rafael Portugal, que vai às ruas com a pergunta: “2
reais ou um presente misterioso?”. Quem escolhe o presente recebe um desses
três alimentos, acompanhado de um alerta: “Esse sabor pode desaparecer com o
avanço das mudanças climáticas”. As reações espontâneas do público servem de
gancho para a mensagem central da campanha, que convida a acessar a página
Cadê o sabor que estava aqui? e refletir sobre a emergência climática.
A campanha é assinada em parceria com o Instituto Oyá, o
Climate Basecamp e a University of Exeter.