A TV Brasil estreia a série “Bernardo Sayão e a Estrada Para
Belém”, produção documental inédita, nesta quinta-feira (12/06), às 23h. Com
cinco programas de 26 minutos, a atração independente aborda a trajetória do
engenheiro que é considerado um bandeirante moderno. Ele sonhava em construir
uma rota por terra para unir o norte ao sul do Brasil e tirar do isolamento
secular os estados da região.
O seriado inédito revela a história de Bernardo Sayão e seu
projeto de fazer a estrada que foi inaugurada em 1960 e hoje é nacionalmente
conhecida como Rodovia Belém-Brasília. A produção combina cenas de arquivo da
obra, depoimentos de pesquisadores e animações que ajudam a reconstituir o
desafio e a contar a epopeia da construção.
Os episódios traçam um panorama sobre as etapas desse
processo que buscava aproximar extremos do território nacional. O conteúdo
audiovisual mostra a imensidão do cerrado e um sertão pouco povoado de
baixíssima densidade demográfica.
Com direção e roteiro de Hélio Brito, a série documental
Bernardo Sayão e a Estrada Para Belém foi realizada em 2021 pela HB
Videofilmes. A obra exibida pela TV Brasil foi desenvolvida por meio do edital
Prodav TVs Públicas. O seriado teve gravações nos estados de Goiás, Tocantins,
Maranhão e Pará, além de imagens feitas também no Rio de Janeiro e em Brasília.
O seriado sobre Bernardo Sayão e a Rodovia Belém-Brasília
traz entrevistas com diversos especialistas como historiadores, jornalistas,
engenheiros e advogados. A produção conta, ainda, com depoimentos do filho e do
neto do homenageado, Fernando Sayão e Pina Sayão, respectivamente.
O engenheiro carioca Bernardo Sayão foi escolhido pelo
presidente Getúlio Vargas para implantar e administrar a Colônia Agrícola
Nacional de Goiás (CANG) que deu origem ao município goiano de Ceres. A
iniciativa foi uma ponta de lança da chamada "Marcha Para Oeste", no
início da década de 40.
Bernardo Sayão decidiu iniciar a abertura de uma estrada na
direção da capital paraense mesmo sem autorização oficial, pouco depois de
consolidada a Colônia Agrícola. A ideia era chamar a via de Transbrasiliana.
Para isso, utilizou a estrutura de maquinário da Colônia
Agrícola e recorreu a empréstimos bancários pessoais. Bernardo Sayão construiu
os primeiros 700 quilômetros, de um total de 2.200. O restante só seria
desenvolvido anos mais tarde, no governo do presidente Juscelino Kubitschek,
mas sob o comando do próprio idealizador.
Além de engenheiro, Bernardo Sayão foi também vice-governador
do estado de Goiás e um importante aliado de Juscelino Kubitschek na construção
de Brasília.
Na edição que marca a estreia da produção, a série destaca a
morte precoce do engenheiro Bernardo Sayão em 1959, durante a construção da
Rodovia Belém-Brasília. O acidente causou grande comoção popular na época.
O primeiro capítulo também destaca o impacto da obra e da
estrada não só em Brasília como nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do
país. Ainda resgata a juventude de Sayão no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu
em 1901.