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Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 11/06/2025 - 20:41
TV Brasil lança série documental sobre Bernardo Sayão e construção da Rodovia Belém-Brasília

A TV Brasil estreia a série “Bernardo Sayão e a Estrada Para Belém”, produção documental inédita, nesta quinta-feira (12/06), às 23h. Com cinco programas de 26 minutos, a atração independente aborda a trajetória do engenheiro que é considerado um bandeirante moderno. Ele sonhava em construir uma rota por terra para unir o norte ao sul do Brasil e tirar do isolamento secular os estados da região.

O seriado inédito revela a história de Bernardo Sayão e seu projeto de fazer a estrada que foi inaugurada em 1960 e hoje é nacionalmente conhecida como Rodovia Belém-Brasília. A produção combina cenas de arquivo da obra, depoimentos de pesquisadores e animações que ajudam a reconstituir o desafio e a contar a epopeia da construção.

Os episódios traçam um panorama sobre as etapas desse processo que buscava aproximar extremos do território nacional. O conteúdo audiovisual mostra a imensidão do cerrado e um sertão pouco povoado de baixíssima densidade demográfica.

Com direção e roteiro de Hélio Brito, a série documental Bernardo Sayão e a Estrada Para Belém foi realizada em 2021 pela HB Videofilmes. A obra exibida pela TV Brasil foi desenvolvida por meio do edital Prodav TVs Públicas. O seriado teve gravações nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, além de imagens feitas também no Rio de Janeiro e em Brasília.

O seriado sobre Bernardo Sayão e a Rodovia Belém-Brasília traz entrevistas com diversos especialistas como historiadores, jornalistas, engenheiros e advogados. A produção conta, ainda, com depoimentos do filho e do neto do homenageado, Fernando Sayão e Pina Sayão, respectivamente.

O engenheiro carioca Bernardo Sayão foi escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para implantar e administrar a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) que deu origem ao município goiano de Ceres. A iniciativa foi uma ponta de lança da chamada "Marcha Para Oeste", no início da década de 40.

Bernardo Sayão decidiu iniciar a abertura de uma estrada na direção da capital paraense mesmo sem autorização oficial, pouco depois de consolidada a Colônia Agrícola. A ideia era chamar a via de Transbrasiliana.

Para isso, utilizou a estrutura de maquinário da Colônia Agrícola e recorreu a empréstimos bancários pessoais. Bernardo Sayão construiu os primeiros 700 quilômetros, de um total de 2.200. O restante só seria desenvolvido anos mais tarde, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, mas sob o comando do próprio idealizador.

Além de engenheiro, Bernardo Sayão foi também vice-governador do estado de Goiás e um importante aliado de Juscelino Kubitschek na construção de Brasília.

Na edição que marca a estreia da produção, a série destaca a morte precoce do engenheiro Bernardo Sayão em 1959, durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. O acidente causou grande comoção popular na época.

O primeiro capítulo também destaca o impacto da obra e da estrada não só em Brasília como nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Ainda resgata a juventude de Sayão no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu em 1901.

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