O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste sábado
(05/07) entra no clima das férias de julho.
No quadro Calendário do Empreendedor, Pedro Lins apresenta
as datas comemorativas do mês que movimentam o mercado: Dia Mundial do
Chocolate (7/7), Dia da Pizza (10/7) e Dia Mundial do Rock (13/7).
Para celebrar o ritmo musical, a atração conhece a trajetória
de Leonardo Nocito, fundador de uma startup carioca que conecta músicos e donos
de instrumentos musicais por assinatura. Com faturamento mensal entre R$ 150
mil e R$ 200 mil, o empresário compartilha estratégias para marcas aproveitarem
essas datas, como ofertas temáticas e parcerias estratégicas.
Ainda no clima de férias, o programa apresenta um espaço
temático na zona sul de São Paulo que une futebol, tecnologia e diversão.
Criado por Lorran Franchescini, ex-jogador das categorias de base do
Corinthians, o local oferece atrações como goleiro virtual e arena tecnológica,
atraindo famílias e dobrando o movimento durante as férias escolares.
Deborah Morato apresenta a história de Rebeca Kuperstein,
criadora de uma startup que desenvolveu uma roda dianteira acoplável à cadeira
que amplia mobilidade em terrenos irregulares. O negócio já impactou centenas
de vidas e foi reconhecido internacionalmente. Rebeca e sua equipe trabalham
para tornar o equipamento mais acessível, oferecendo financiamento para
cadeirantes.
Outro destaque é uma lavanderia que tem quase quatro décadas de
tradição no setor de lavagem e locação de uniformes. Sob a gestão de Marcello
Augusto de Ninno, a empresa investiu em práticas sustentáveis, como uma estação
própria de tratamento de água, e cresceu com o apoio de instituições
financeiras que auxiliam em financiamentos e folha de pagamento.
Por fim, direto de Belém (PA), o programa conhece outra
startup, fundada por Tuane Costa, que fabrica estruturas em forma de domo para
hospedagem e moradia ecológica. Usando materiais regionais como madeira
certificada e caroço de açaí, os domos são montados em apenas uma semana e já
estão sendo utilizados na Ilha do Combu. Com investimento inicial de R$ 20 mil,
a empresa espera faturar até R$ 4 milhões em 2025, impulsionada pela COP30 e
pelo crescente interesse em construções sustentáveis.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar na TV
Globo, antes do É de Casa, com direção geral de Fernanda Telles, produção
executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e
redação final de Cristiane Ballerini.