Globo e a Associação Cultural Panvision firmaram uma parceria
para o desenvolvimento do Ecovision, um selo de produção sustentável voltado ao
mercado audiovisual da América Latina.
A iniciativa tem como objetivo promover práticas responsáveis
e impulsionar a transição sustentável do setor criativo na região, com uma
abordagem alinhada à cultura, ao território e às realidades locais. O acordo
tem vigência até 2027.
O projeto prevê a criação de uma solução digital própria, com
métricas regionais e ferramentas integradas para planejamento, monitoramento e
reconhecimento de boas práticas sustentáveis ao longo de todo o ecossistema de
produção.
Um dos principais diferenciais da parceria está na
transferência do conhecimento técnico acumulado pela Globo ao longo da
implementação do seu programa Produções Verdes, em vigor desde 2023. A
Panvision terá acesso ao aplicativo desenvolvido pela empresa, além das
metodologias de planejamento e medição utilizadas em suas produções, permitindo
a disseminação da inteligência por trás das ações ambientais da Globo para outras
realidades e contextos.
O projeto também prevê a continuidade da adaptação da
calculadora de carbono iniciada a partir de um convênio de colaboração com
Promálaga, entidade espanhola voltada à promoção empresarial e à atração de
talentos, além de ações de capacitação de profissionais da economia criativa e
estímulo à adoção de práticas sustentáveis desde as etapas iniciais dos
projetos, como o desenvolvimento e o roteiro.