NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 12/11/2025 - 23:10
Documentário A Indústria da Ignorância investiga consequências da rede de ataques à ciência no Curta!

O canal Curta! exibirá o documentário A Indústria da Ignorância nesta quinta-feira (13/11), às 22h30, no Curta!. Dirigido por Pascal Vasselin e Franck Cuveillier, o filme traz imagens de arquivo, pesquisas inéditas, gráficos e depoimentos de especialistas para elucidar e debater como o lobby de grandes empresas e a atuação de instituições privadas trabalham para desacreditar a ciência, colocando em risco o progresso da humanidade.

O papel da ciência ao trabalhar com pesquisas e evidências a fim de explicar fatos observáveis a tornou um alvo. Ao respaldar a preocupação crescente com o bem-estar humano e o equilíbrio da natureza, ela viu os ataques crescerem, numa estratégia que deturpa a própria ciência para obstruir a difusão do conhecimento.

‘A palavra dúvida é fundamental para a ciência. Mas há dois tipos de ciência: a estabelecida, na qual não questionamos mais se a Terra é redonda, e a outra, da ciência em andamento, do que estamos estudando, na qual criamos hipóteses. Então, essa estratégia de duvidar é colocar a ciência estável, aceita e estabelecida, como algo ainda sujeito a dúvidas’, alerta o sociólogo da ciência Yves Gingras.

Para investigar as raízes desses ataques, o documentário volta a meados do século XX, quando o cigarro era símbolo de elegância e glamour. Contudo, quando os primeiros estudos indicaram uma relação direta entre tabagismo e o câncer de pulmão, o jogo virou. Acuada, a indústria do tabaco passou a financiar pesquisas com o objetivo não de contribuir para o debate e produzir conhecimento, mas para gerar controvérsia e encobrir o problema.

‘O uso explícito da ciência contra a ciência representa uma espécie de divisor de águas. Financiar sistematicamente pesquisas científicas para minar a ciência, combatendo fogo com fogo é um divisor de águas’, afirma a historiadora da ciência Naomi Oreskes.

O filme mostra como o uso do método científico para refutar a ciência estabelecida se disseminou, gerando desinformação, atraso e malefícios sociais e ambientais. Ao debater sobre o futuro da ciência, a atuação de representantes políticos e formas de financiar pesquisas independentes, o documentário alerta sobre a internet, que se tornou o fórum ideal para espalhar descrença e desinformação.

‘Quando perguntamos por que há um consenso científico, eles recorrem a conspirações sempre que o consenso for conflitante com sua visão de mundo. Quando fazem isso, podem se apegar às suas crenças e descartar o consenso científico’, explica o professor de psicologia da Universidade de Bristol, Stephan Lewandowsky.

A Indústria da Ignorância é uma produção da ARTE FRANCE.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2025  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.