NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 11/12/2025 - 09:33
Documentário Brizola debate legado de ex-governador no Curta!

A trajetória de lutas, ideais e sonhos de Leonel Brizola é repassada em Brizola, que será exibido nesta sexta-feira (13/12), às 20h30, no Curta!.

Viabilizado pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o documentário é escrito e dirigido por Marco Abujamra. A obra traz imagens de arquivo, fotos, trechos de entrevistas, recortes de jornal e depoimentos inéditos de personalidades como Trajano Ribeiro, Nilo Batista e Miro Teixeira para contar histórias que ajudam a interpretar as ideias e atitudes de Brizola.

‘Vivi intensamente. Fiz o que pude, minha inquietação foi muito grande. Chega-se a uma conclusão de que nosso país é uma nação que não deu certo ainda e que não encontrará seus caminhos e seus destinos a não ser através da convivência democrática’, declarou Brizola em entrevista.

Para compreender o personagem, o documentário resgata sua história. De origem camponesa do interior do Rio Grande do Sul, é criado pela mãe, de quem herda a paixão pela educação, e traz do pai, maragato morto na Revolução de 1923, a veia combativa. Como governador do Rio Grande do Sul, enfrenta o poderio norte-americano ao nacionalizar empresas. Em 1961, ao liderar a Campanha da Legalidade, o gaúcho literalmente pega em armas para defender a democracia e a posse do cunhado Jango, como presidente, após a renúncia de Jânio Quadros. Do exílio durante os anos de chumbo, lidera as denúncias contra a ditadura.

‘Admitamos que tenham ocorrido erros da minha parte. Os meus erros não foram e não poderiam ter sido mais que um nada frente ao erro monstruoso de todos eles de impor ao país esse regime por anos e anos’, afirmou.

O documentário acompanha sua volta do exílio, quando segue à frente na luta pela democracia. Herdeiro das pautas trabalhistas de Getúlio, Brizola se define como um inconformado com a realidade brasileira.

‘O Brizola nos conquistou porque estávamos meio cansados de teoria. Todo contato político era a partir de uma teoria, e aí chega um cara que começa a falar do povo brasileiro enquanto pessoas’, declara Martha Alencar, que atuou como coordenadora de comunicação social do governo de Brizola.

 Seu papel como liderança popular e carismática, a tristeza com a perda da sigla do PTB e a criação do PDT, o caso Proconsult, a eleição como governador do Rio de Janeiro, embates midiáticos e a idealização e implementação dos CIEPS também são abordados.

Brizola é uma produção da Dona Rosa Filmes.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2025  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.