NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 14/04/2026 - 21:22
Globo abre inscrições para Profissão Repórter Procura

A Academia LED Globo - Jornalismo na Universidade busca um estudante para vivenciar o dia a dia do Jornalismo da Globo. Todo processo será exibido no novo quadro do Fantástico, Profissão Repórter Procura’, com exibição prevista no segundo semestre de 2026.

Caco Barcellos será o responsável pelo treinamento dos estudantes selecionados. O projeto propõe uma imersão real na rotina.  

Podem se inscrever estudantes de Jornalismo (ou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo) no último ano, maiores de 18 anos através do site movimentoled.com.br. É necessário ter disponibilidade para participar do projeto durante o mês de julho de 2026, período das gravações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para inscrição, o candidato deve enviar uma reportagem inédita sobre uma manifestação popular brasileira, como culinária, folclore, literatura, dança, artesanato ou música. O material pode ser gravado com celular, em formato horizontal, sem necessidade de equipamentos profissionais.

Em uma primeira fase, 20 estudantes serão selecionados pela Academia LED Globo – Jornalismo na Universidade para um pitching e entrevistas individuais com Caco Barcelos e uma banca da Globo. Desses, seis candidatos avançam para a seletiva que será exibida no novo quadro, composto por cinco episódios. A avaliação  dos selecionados passa por critérios como as escolhas feitas em campo, a construção da narrativa, a relevância da pauta, a sensibilidade no trato com as histórias, entre outros fatores.

Além do resultado das reportagens, o quadro também acompanha os bastidores do processo de decisão, registrando as reflexões, dúvidas e debates que fazem parte do exercício do jornalismo diário. A construção da reportagem acontece a partir das decisões que os candidatos tomam na rua, enfrentando imprevistos, limitações e escolhas editoriais reais. O vencedor terá a oportunidade de vivenciar uma experiência como repórter do Jornalismo da Globo.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2026  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.