Neste domingo (28/06), estreiam na TV Cultura dois
documentários nacionais: SP Economia Circular em Ação e ESG no Brasil, que
colocam em pauta a sustentabilidade, inovação e a responsabilidade
socioambiental das empresas, cidades e sociedades perante os desafios do
presente. As produções vão ao ar às 18h30 e 19h, respectivamente.
A primeira, com direção de Camilo Tavares, trata dos desafios
e soluções sobre escassez de água, aumento de resíduos sólidos e crescimento
populacional. O filme promove uma cultura ligada à economia circular, como o
foco na água de reuso e nas cidades inteligentes, que pode ser aplicado à
recarga de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo - que vive uma
situação de estresse hídrico.
O documentário traz também exemplo de biogás metano para
abastecer a frota de veículos da Sabesp em Franca (SP) e aborda uma iniciativa no
planejamento urbano e na gestão empresarial.
Com direção de Luciano Oreggia e Pedro Saad, ESG no Brasil
revela como empresas, líderes e comunidades repensam seu papel diante das
urgências ambientais e sociais. Entre práticas reais, histórias transformadoras
e reflexões sobre governança e propósito, a produção mostra que o futuro dos
negócios depende de decisões éticas, sustentáveis e humanas, e que mudar o
mundo começa dentro das próprias organizações.