NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 18/08/2026 - 23:06
Morre atriz Laura Cardoso

Laura Cardoso morreu na noite dessa segunda-feira (17/08), aos 98 anos, em sua casa, em São Paulo, de causas naturais, segundo informou a família. Nascida Laurinda de Jesus Cardoso, foi pioneira da televisão e um dos grandes nomes da dramaturgia nacional. Iniciou a vida artística aos 15 anos, na Rádio Cosmos, e atravessou oito décadas de atuação no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Ainda adolescente, Laura estreou no rádio. A projeção nacional veio em 1952, no programa ‘Tribunal do Coração’, da recém-inaugurada TV Tupi. Na emissora paulista, trabalhou sob a direção de nomes como Dionísio Azevedo e Teixeira Filho e permaneceu até o encerramento das atividades, em 1980. Ao longo da vida profissional, somou mais de cem trabalhos, entre novelas, séries e especiais.

Ao chegar à Globo, em 1981, a convite de Daniel Filho, interpretou Alda Sampaio, mãe de Luiza (Vera Fischer), protagonista de ‘Brilhante’, de Gilberto Braga. Depois de participar de duas produções da TV Bandeirantes - ‘Ninho de Serpente’, de Jorge Andrade, e ‘Renúncia’, de Geraldo Vietri, ambas de 1982 -, retornou à emissora e retomou a parceria com Walther Negrão, iniciada nos tempos da Tupi. Com textos do autor, atuou em três novelas consecutivas: ‘Pão-Pão, Beijo-Beijo’ (1983), como a marcante Donana; ‘Livre para Voar’ (1984); e ‘Fera Radical’ (1988).

Na sequência, integrou ‘Rainha da Sucata’ (1990), de Silvio de Abreu, e ‘Felicidade’ (1991), de Manoel Carlos. Em 1993, viveu Isaura Araújo, mãe das gêmeas Raquel e Ruth (Gloria Pires), em ‘Mulheres de Areia’. No ano seguinte, interpretou a médium Guiomar, em ‘A Viagem’. Em 1995, foi Sinhana, a “mãe Coragem” da segunda versão de ‘Irmãos Coragem’, clássico de Janete Clair dirigido por Luiz Fernando Carvalho, e também viveu a cigana Soraya, em ‘Explode Coração’, de Glória Perez.

Em nova colaboração com Walther Negrão, participou de ‘Vila Madalena’ (1999) como Deolinda, uma matriarca italiana. Após breve passagem pela Record, onde atuou em ‘Vidas Cruzadas’ (2000), de Marcos Lazarini, regressou à Globo em ‘A Padroeira’ (2001), de Walcyr Carrasco. Depois, deu vida a Madalena, de ‘Esperança’ (2002), escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Em ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), de Walcyr Carrasco, encarnou Carmem, avó do núcleo caipira. Sob a direção de Luiz Fernando Carvalho, esteve em ‘Hoje é Dia de Maria’ (2005), sua primeira minissérie na Globo, na qual emprestou a voz à Senhora dos Dois Mundos, avó que narrava histórias para Maria. Ainda participou do remake de ‘O Profeta’ (2006), adaptado por Duca Rachid e Thelma Guedes a partir do original de Ivani Ribeiro; de ‘Duas Caras’ (2007), de Aguinaldo Silva; e de ‘Caminho das Índias’ (2009), de Glória Perez, vencedora do Emmy Internacional de Melhor Telenovela, em que viveu a matriarca indiana Laksmi Ananda.

Em ‘Araguaia’ (2010), outra obra de Walther Negrão, interpretou Mariquita, amiga de Antoninha (Regina Duarte), que lhe confia a criação do filho, Fernando Rangel (Edson Celulari). Em 2012, viveu a beata Dorotéia, “o pilar moral de Ilhéus”, na releitura de ‘Gabriela’, escrita por Walcyr Carrasco a partir da obra de Jorge Amado. No ano seguinte, foi Veridiana em ‘Flor do Caribe’, de Walther Negrão. Aos 87 anos, participou de três produções em 2014: o seriado ‘Segunda Dama’ e as novelas ‘Boogie Oogie’ e ‘Império’. Em 2016, encarnou a vilã Dona Sinhá, em ‘Sol Nascente’, de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer.

Em 2017, destacou-se como Caetana, em ‘O Outro Lado do Paraíso’, de Walcyr Carrasco. Dois anos depois, voltou a trabalhar com o autor em ‘A Dona do Pedaço’, no papel de Matilde.

Em outubro de 2025, ganhou uma estrela na Calçada da Fama dos Estúdios Globo, homenagem que eterniza sua contribuição à dramaturgia brasileira.

Viúva do ator e diretor Fernando Balleroni, Laura Cardoso deixa as filhas Fátima e Fernanda, as netas Claudia e Adriana e o bisneto Fernando.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2026  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.