O “Pequenas Empresas &
Grandes Negócios” deste domingo (20/07), na Rede Globo, mostra histórias de
empresários que tentam se destacar em franquias de alimentação, apostando em
cardápios inspirados na culinária de outros países. Entre eles, Ricardo de
Leon, que montou uma rede em 2011 e hoje já conta com dez unidades franqueadas.
Os tacos, nachos e tortilhas, feitos de farinha de trigo e de milho, são
produzidos na fábrica de Leon e do irmão René, que investiram R$ 1,5 milhão na
propriedade. Cada franquia custa R$ 140 mil.
Na capital paulista, o empresário Gean Chu
montou uma rede de franquia com um sorvete conhecido no México como “paleta”.
Sem conservantes e com embalagens transparentes, para que a própria cor dos
ingredientes faça a propaganda do produto, Chu já soma 33 unidades franqueadas.
O investimento do quiosque é de R$ 200 mil, e o faturamento mensal chega a R$
120 mil, com margem de lucro de 18%.