NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 22/07/2014 - 11:30
"Observatório da Imprensa" discute polêmica entre Igreja e cineasta José Padilha

O “Observatório da Imprensa” analisa a decisão da Arquidiocese do Rio de Janeiro de proibir o uso da imagem do Cristo Redentor no filme “Inútil Paisagem”, dirigido por José Padilha, um dos dez segmentos que formam o longa “Rio, eu te amo”. Nesta terça-feira (22/07), ao vivo, às 20h, na TV Brasil, o jornalístico apresentado por Alberto Dines examina o assunto ao questionar essa restrição à liberdade de expressão.

 

Detentora dos direitos sobre a estátua encravada no topo do Corcovado, a Igreja vetou a produção cinematográfica “Inútil Paisagem” alegando que cenas no filme foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos. O filme foi enviado para a apreciação da Arquidiocese em março, e voltou no mês seguinte com o veto. O episódio realizado por Padilha foi retirado da franquia “Cities of love” que tem previsão de chegar às salas de cinema do país em 11 de setembro.

 

Os produtores estão finalizando a versão de “Rio, eu te amo” para as telonas sem a sequência do diretor de “Tropa de Elite” e “Ônibus 174” que incluía um personagem interpretado por Wagner Moura. O longa orçado em cerca de R$ 20 milhões reúne cineastas brasileiros e estrangeiros de renome na sétima arte como Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Guillermo Arriaga e John Turturro.

 

O programa Observatório da Imprensa debate se a imagem do Cristo Redentor pertence à cidade do Rio de Janeiro ou à Igreja Católica. Neste sentido, Alberto Dines e seus convidados refletem sobre a utilização do cenário em coberturas jornalísticas e obras de ficção.

 

João Ubaldo Ribeiro - Em tributo ao jornalista e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que faleceu na sexta-feira, 18 de julho, o apresentador Alberto Dines resgata uma das últimas entrevista concedidas pelo saudoso autor ao programa na recente série especial sobre a Copa do Mundo. O quadro “A mídia na semana” lembra que o imortal da Academia Brasileira de Letras colaborava com o Observatório da Imprensa e traça uma breve retrospectiva da trajetória de João Ubaldo.

 

O jornalístico da TV Brasil também destaca a cobertura que a mídia fez da morte do acadêmico que ganhou, entre outras homenagens mundo afora, o Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de Língua Portuguesa.

 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.