NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 23/08/2014 - 19:51
Cosméticos e medicamentos produzidos pela agricultura biodinâmica ganham destaque no "Repórter Eco"

A forma de plantio da agricultura biodinâmica respeita os ritmos da natureza. Seguindo esse princípio, uma empresa suíça, que atua em mais de 50 países e está no Brasil desde 1959, ganhou um selo que garante a qualidade dos medicamentos e cosméticos que produz. O “Repórter Eco” deste domingo (24/08), às 17h30, na TV Cultura, explica como a agroecologia funciona.

A equipe do programa foi até um sítio na cidade de São Roque, próxima da capital paulista, onde essa prática existe há mais de 25 anos. Lá existem cerca de 40 espécies de plantas nativas e estrangeiras, que servem para a produção de medicamentos e cosméticos. O farmacêutico Rodolfo Schleier fala, por exemplo, sobre o cultivo da calêndula, da família das margaridas, reconhecida pelo Ministério da Saúde pelas suas propriedades fitoterápicas. “É uma planta que tem uma relação muito próxima com os ritmos da natureza... é uma flor que se abre para a luz do sol. Então, o melhor horário para colher é no período da manhã, quando a planta desenvolve o máximo da sua potencialidade", diz.

Outra reportagem desta edição traz um novo jeito de aproximar as pessoas que moram em um bairro. Para conseguir driblar a correria de uma cidade como São Paulo, onde os vizinhos não se conhecem, uma ativista urbana e uma designer resolveram criar o projeto chamado “quadra amiga”. A ideia é transformar um quarteirão do bairro em uma nova célula da cidade, onde é possível cultivar ervas aromáticas, além de ser uma área de convivência.

Um dos grandes nomes da fotografia brasileira é Maureen Bisilliat. Aos 83 anos de idade, ela decidiu recontar em imagens os 50 anos de carreira dedicados ao registro do povo da terra. O “Repórter Eco” traz uma bela entrevista com a artista. Ela resume em uma frase o seu trabalho: “A gente faz o que sabe fazer”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.