NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 23/08/2014 - 20:03
Namíbia: "GloboNews Documento" mostra primeiro genocídio do século XX

Neste sábado (23/08), às 21h05, a GloboNews exibe um programa especial sobre o primeiro genocídio do século XX. A repórter Leila Sterenberg vai à Namíbia para contar no “GloboNews Documento” o extermínio dos povos Herero e Nama pelos alemães, crime que parece esquecido pela história mundial. Cometido entre 1904 e 1908 na Namíbia, à época colônia alemã, o genocídio teve a chancela do poder imperial, mas acabou se tornando uma verdade inconveniente demais no período em que a região foi dominada pela África do Sul, depois da Primeira Guerra Mundial.

Leila Sterenberg vai a um terreno descampado na cidade de Lüderitz e visita uma cova coletiva. Não há como precisar quantos corpos estão enterrados ali. Estima-se que pelo menos 10 mil pessoas da etnia Nama foram mortas na guerra contra os alemães colonizadores e nos campos de concentração e extermínio.

Mais de um século depois, o drama ainda está vivo. Na Alemanha, deputados querem que o governo reconheça oficialmente que cometeu um genocídio e faça as compensações devidas. No país africano, os descendentes de sobreviventes têm que decidir, por exemplo, o que fazer com crânios que haviam sido enviados a Berlim para supostas experiências científicas e que agora retornam à Namíbia. 

A Namíbia só conquistou sua independência em 1990 e hoje, 110 anos depois do extermínio, tenta se tornar uma democracia em todos os sentidos – inclusive racial. Para os historiadores, diversos elementos usados pela Alemanha nesta “guerra” colonial foram empregados décadas depois pelo regime nazista. Eles consideram a Namíbia um caso ímpar entre as chamadas colônias de povoamento: em várias partes do mundo houve populações dizimadas, mas na Namíbia as mortes não foram mero resultado de embates com colonos ou epidemias.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.