NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 29/08/2014 - 12:50
SescTV participa do Ocupação Mirada com programação especial de teatro

O SescTV leva ao ar, de 02 a 19/09, programação especial de teatro como parte integrante do Ocupação Mirada, projeto do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos 2014, que acontece na Baixada Santista de 04 a 13/09. São nove episódios da série Teatro e Circunstância - que mostra os diferentes aspectos do teatro contemporâneo por todo o País -, 12 documentários e dois espetáculos teatrais.

Em sua terceira edição, o Festival Mirada é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santos, o Conaculta - Consejo Nacional para La Cultura e Las Artes, do México, e a Fundación Teatro a Mil, do Chile, tem como objetivo traçar um panorama das produções teatrais contemporâneas de países de língua espanhola e português. Uma de suas atividades, o Ocupação Mirada, contempla ocupações de diferentes companhias e criadores, com o objetivo de evidenciar e estimular possíveis diálogos com a produção teatral desses países. No SescTV, a arte do teatro e seus profissionais são abordados em 23 programas.

Teatro e Circunstância

Direção: Amilcar M. Claro

Modos Contemporâneos de Criação Dramatúrgica: Rompendo Códigos

Fala sobre o teatro de diversas regiões do país a partir dos trabalhos dos grupos: Grupo Piollin de Teatro (João Pessoa/PB); Cia dos Atores (Rio de Janeiro); Teatro Máquina (Fortaleza/CE); Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba/PR).

02/09, terça, 22h

Classificação indicativa: 14 anos

Tradição e Contemporaneidade: Bonecos da Cultura Tradicional

Em pauta, grupos que trabalham com formas da cultura tradicional, especialmente o mamulengo, bem como suas manifestações contemporâneas. São eles: Mamulengo Só Riso (Olinda - PE); Carroça de Mamulengos (Brasília -DF); Grupo Formosura de Teatro (Fortaleza- CE) e Grupo Mamulengo de Cheiroso (Aracajú - SE).

05/09, sexta, 14h

Classificação indicativa: 12 anos

Paradigmas: Teat(r)o Oficina Usyna Uzona

Mostra a trajetória do grupo Teatro Oficina e conversa com o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor de montagens como Os Sertões, de 2001, e O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, censurada em 1967 pelo regime militar.

09/09, terça, 22h

Classificação indicativa: 14 anos

Experiências e Experimentações: Teatro na Era Digital

Companhias de teatro que flertam com as novas tecnologias e fazem delas parte integrante da dramaturgia e da encenação. São elas: Grupo Phila 7 (São Paulo-SP), Estúdio Reator (Belém - PA) e Ricky Seabra (Rio de Janeiro-RJ).

12/09, sexta, 14h

Classificação indicativa: 12 anos

Paradigmas: Dialética da História Prêt-à-Porter

O mais importante paradigma do teatro brasileiro contemporâneo, que é o método para o ator desenvolvido, desde 1998, por Antunes Filho e pelos atores do grupo Macunaíma no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc SP, abordado através da sua síntese que é o "Prêt-à-porter".

16/09, terça, 22h

Classificação indicativa: 16 anos

Modos Contemporâneos de Criação Dramática: Vias de Buscas e Rupturas

Trajetória de grupos que dialogam com conceitos do teatro tradicional, mas que se aventuram em novas experimentações. São eles: Teatro Popular de Ilhéus (BA), Grupo Armazém Cia de Teatro (RJ), Grupo Bagaceira (CE) e Grupo de Teatro Bigorna (PB).

19/09, sexta, 14h

Classificação indicativa: 10 anos

Rua, o Grande Teatro do Mundo: A Ideologia da Rua

Entrevistas com diretores e grupos de várias regiões do país que pesquisam a rua como espaço cênico para suas apresentações teatrais. Com os grupos: Tá na Rua (RJ); Grupo Ói Nóis aqui Traveiz (RS) e Grupo Galpão (MG).

23/09, terça, 22h

Classificação indicativa: 12 anos

Rua, o Grande Teatro do Mundo: Tradição da Rua no Novo Teatro Nordestino

Em foco o trabalho dos grupos Teatro de Caretas (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Vilavox (BA) e Sertão Teatro(PB), que têm como principais características o diálogo que estabelecem com as diferentes manifestações tradicionais populares nordestinas e a apresentação em espetáculos de rua.

26/09, sexta, 14h

Classificação indicativa: Livre

O Teatro e a Cidade: A Vida em Barão Geraldo

Trajetória sobre o trabalho de pesquisa teatral de grupos saídos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, como Grupo Lume, Barracão de Teatro, Seres de Luz e Boa Companhia.

30/09, terça, 22h

Classificação indicativa: 10 anos

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.