NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 29/08/2014 - 19:41
"Como Será?" mostra novas práticas pedagógicas e debate modelo de escola ideal

Neste sábado (30/08), o “Como Será?” vai conhecer uma instituição de ensino que  se destaca por suas práticas pedagógicas inovadoras. Localizada em Cotia, no estado de São Paulo, a Escola Projeto Âncora não tem salas de aula, anos letivos, disciplinas ou exames. Com a orientação dos educadores, os alunos aprendem por meio de projetos, escolhendo temas de pesquisa e criando roteiros de estudo dos quais devem fazer parte o conteúdo tradicional. Em seguida, no quadro ‘O Tema É’, Sandra Annenberg recebe em estúdio a especialista em educação Maria de Salete Silva, que, para ampliar a discussão apresentada na reportagem, vai responder a perguntas dos internautas sobre o que seria uma escola ideal.
 
No segundo episódio da série nos Emirados Árabes Unidos, a repórter Helena Lara Resende conhece os brasileiros que trabalham em Dubai – como o engenheiro químico Rafael, que está há um ano e meio por lá. Eles vão contar suas histórias e revelar por que a cidade atrai cada vez mais empresas e pessoas do mundo todo, tendo se consolidado como um importante eixo internacional de comércio e negócios.
 
A entrevista da semana é com a antropóloga Patrícia Azevedo, da ONG Rede Jovem. Ela é uma das responsáveis pelo Wikimapa, aplicativo que ajuda a identificar ruas e estabelecimentos de comunidades do Rio e de São Paulo. Por meio dos chamados wiki-repórteres, o sistema está literalmente colocando no mapa regiões onde não existe cartografia e difundindo entre os moradores os locais onde é possível encontrar postos de saúde, escolas, lojas, áreas de lazer e de atividades culturais.
 
Outro tema do “Como Será?” é a permacultura, metodologia cujo objetivo é prover água, alimento, energia, moradia e saneamento sem degradar o ambiente. Para detalhar como esse conceito funciona na prática, a equipe do programa da TV Globo visita um instituto em Brasília e duas casas sustentáveis em São Paulo. O “Hoje É Dia de” também põe em pauta a educação sustentável, com Alexandre Henderson visitando uma obra para mostrar opções de tijolos ecológicos e formas de reciclagem de material, além de explicar como um esquema de mutirão pode facilitar esse trabalho e apresentar um grupo de mulheres que atua na construção civil. Já o ‘Como Será o Amanhã’ pensa sobre a casa do futuro.
 
Max Fercondini e sua ‘Expedição Terra’ visitam o projeto sociocultural Filhos do Quilombo, no Pará, enquanto o fotógrafo Tadeu Bianconi expõe seu trabalho antropológico com pessoas anônimas. A atração ainda apresenta as experiências da jovem Mariana em três carreiras – Relações Internacionais, Engenharia Civil e Turismo – no ‘Qual Vai Ser’ e as aulas repletas de tecnologia do mestre Rafael, que ensina matemática no Rio de Janeiro, no ‘Meu Professor É o Cara’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.