NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 10/09/2014 - 22:18
"Caminhos da Reportagem" destaca contribuição do artesanato para cultura popular

Nesta quinta-feira (11/09), às 22 horas, na TV Brasil, o “Caminhos da Reportagem” revela histórias de artesãos que são exemplo de empreendedorismo e mantêm viva uma parte preciosa da cultura nacional. A atração jornalística resgata o trabalho de pessoas que aliam talento e tradição para mostrar os costumes populares e a história contemporânea do país.

No sertão cearense, um artesão é conhecido por levar adiante os ensinamentos do pai e do avô. Expedito Seleiro aprendeu a fazer roupa de vaqueiro desde cedo. Como as vestes do sertão nordestino caíram em desuso, Seleiro passou a imprimir cores nas peças e a produzir bolsas femininas. Hoje, seus produtos são procurados por clientes sofisticados e aparece em filmes, telenovelas e até na São Paulo Fashion Week deste ano.

Na Ilha do Ferro, interior de Alagoas, galho de árvore vira mobília ou escultura. Artesãos locais trabalham com madeira e passam o ofício de pai para filho. Ali, uma barca que navega pelo Rio São Francisco expõe alguns dos trabalhos e auxilia os artesãos no contato com os clientes.

Em Brasília, a magia dos livros bordados pelas Irmãs Dumont encanta os visitantes. O colorido acompanha gerações de bordadeiras tão especiais: elas ensinam sua arte a mulheres de comunidades carentes.

O grupo Baianas Caprichosas, em Salvador, revela o segredo do sustento e do sucesso. Com a arte na ponta da agulha, elas produzem panos, flores de crochê, lenços, bolsas, entre outros itens. Desde que decidiram fazer cursos de gestão e empreendedorismo, saíram do “artesanato de fundo de quintal” e se tornaram modelo de sucesso nos negócios.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.