NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 10/09/2014 - 22:21
"Globo Repórter" mostra consequências da falta de sono nesta sexta

Ganho de peso, dificuldade de memória e concentração, irritação, cansaço, queda da imunidade e diminuição no rendimento do trabalho são apenas alguns dos transtornos causados pela privação de sono. O “Globo Repórter” desta sexta-feira (12/09) mostra o que pode ser feito para mudar a vida de quem sofre com as consequências de noites mal dormidas.

A repórter Beatriz Castro vai a Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Natal e mostra dados expressivos. Os brasileiros dormem cada vez menos e mais da metade da população apresenta problemas de sono. Em São Paulo, a maior cidade do país, oito em cada dez moradores sofrem com isso.

O programa traz histórias de brasileiros que trocam o dia pela noite para trabalhar, como é o caso do taxista Francisco. Na praça há 30 anos, chegou a pesar mais de 100 quilos. Com diabetes e altas taxas de colesterol, ele precisou encarar uma reeducação alimentar rigorosa e passou a praticar exercícios físicos.

Cada vez mais, há quem recorra ao uso de remédios para dormir. Os especialistas alteram para o perigo, uma vez que esse tipo de medicação gera dependência. Uma pesquisa do Instituto do Sono em parceria com a Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFIESP) aponta que as mulheres apresentam três vezes mais insônia do que os homens, e que a meditação pode ser uma alternativa para eliminar o uso de tranquilizantes e indutores do sono. Durante pouco mais de um ano, um grupo de mulheres dependentes de medicação para dormir foi acompanhado por médicos e instrutores de meditação. O resultado é animador: 75% das mulheres conseguiram eliminar totalmente o uso de remédios.

Os adolescentes também merecem uma atenção especial do programa, já que dormem mais. Eles precisam de mais horas de sono, pois estão em desenvolvimento físico. Além disso, é à noite que o hormônio do crescimento é liberado, protegendo os ossos, produzindo massa muscular e reduzindo a gordura corporal. Diante disso, uma escola em São Paulo decidiu trocar os horários das aulas dos adolescentes do turno da manhã para tarde. A resposta foi positiva e reduziu em mais da metade o número de atrasos e faltas.

Já uma pesquisa desenvolvida pelo InCor, da USP, em parceria com a Universidade de Surrey, da Inglaterra, analisa quem tem mais qualidade de vida: quem vive no interior ou na correria de uma cidade grande. O estudo compara o sono dos moradores de São Paulo e Baependi, em Minas Gerais. Os dados preliminares mostram que os moradores do interior têm o relógio biológico mais sincronizado com o ciclo de claridade do sol e que isso faz com que eles tenham um sono de melhor qualidade do que quem vive na cidade grande.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.