NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 13/09/2014 - 16:34
"Repórter Eco" aborda 60 anos do Parque Ibirapuera neste domingo

O Parque do Ibirapuera, com mais de 1,5 mil km quadrados, completa 60 anos e é uma das mais importantes áreas verdes da cidade. O “Repórter Eco” deste domingo (14/09), às 17h30, pela TV Cultura, dedica matéria sobre esse local tão apreciado pela população, e também traz uma reportagem sobre o movimento Muda São Paulo.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com o paisagismo assinado por Burle Marx, o Parque do Ibirapuera abriu suas portas em 1954 para atender à necessidade de se ter mais áreas verdes em São Paulo. Para falar de um dos cartões postais da cidade, o “Repórter Eco” entrevista o arquiteto Carlos Lemos, que relembra a história do conjunto arquitetônico que foi inspirado no Hyde Park, de Londres, e no Central Park, de Nova Iorque.

Carlos, que é chefe do escritório de Oscar Niemeyer em São Paulo, fala sobre as várias espécies de aves existentes no local. Explica ainda como a população pode participar do processo de arborização da cidade a partir das mudas que podem ser retiradas no viveiro do Ibirapuera e cultivadas em casa. Manoel Lisboa, um dos funcionários mais antigos do parque, com 40 anos de Ibirapuera é também entrevistado na matéria.

O movimento “Muda São Paulo” é tema de outra reportagem do programa. A iniciativa visa a valorizar a agricultura urbana e orgânica por meio do incentivo ao cultivo de hortas comunitárias. O movimento incentiva a troca de mudas, sementes e alimentos entre a população.

Suzana Prizendt, uma das fundadoras do projeto, explica que a intenção das trocas é também a de dividir experiências de reaproveitamento com outras pessoas. Uma das participantes do movimento é Maria do Carmo Azevedo, uma educadora ambiental que cultiva ervas, verduras e legumes nos fundos de sua casa a partir do adubo de compostagem.

O programa ainda tem em sua pauta o documentário Tarja Branca, produção que revela a possível ligação entre o adulto e a criança que vive dentro de nós com brincadeiras essenciais para o desenvolvimento do ser humano.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.