Um novo material está sendo cada vez mais usado no lugar da
lona para cobertura de garagens, jardins de inverno, marquises, áreas de lazer
e piscinas: o policarbonato. Fabricado com resinas derivadas do carbono, o
material é leve, tem alta resistência e permite a passagem de luz. O “Pequenas
Empresas & Grandes Negócios” deste domingo (14/09) mostra que as vantagens
competitivas do policarbonato chamaram a atenção do empresário Marcos Antônio
de Aragão que, a partir de 2009, começou a produzir as coberturas do material.
De lá para cá, a empresa já fez mais de 800 coberturas com policarbonato. Com
um investimento inicial de R$ 70 mil, a fabrica fatura cerca de R$ 100 mil
mensalmente.
As irmãs Rita de Cássia e Andrea também apostaram na
instalação de coberturas de policarbonato. Elas investiram R$ 15 mil no novo
negócio e, um ano depois, a empresa já fatura R$ 125 mil por mês. A empresa
oferece duas opções em policarbonato: o tipo alveolar é o mais barato e é
instalado por R$300 o m². Já o policarbonato compacto custa R$400 o m². Por
mês, as duas sócias instalam aproximadamente 25 coberturas.
O programa exibido na TV Globo também traz uma reportagem
sobre o mercado de beleza masculino brasileiro, que cresce cerca de 10% ao ano.
O setor foi responsável pela movimentação de mais de R$ 9 bilhões em 2013, de
acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e
Perfumaria. Os empresários Christoph Mayer-Iôôs e Amanda Sérgio, por exemplo,
investiram R$ 150 mil para abrir uma loja virtual de produtos de beleza
masculina. O negócio online tem mais de quinhentos itens, entre desodorantes,
cremes de barbear e modeladores de cabelo, de pelo menos trinta e cinco marcas
nacionais e importadas. O site entrou no ar em janeiro de 2014 e hoje recebe
aproximadamente 450 pedidos mensais. O preço dos produtos varia de R$ 10 a R$
300, e a loja virtual tem um faturamento médio de R$ 60 mil por mês.