NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 13/09/2014 - 21:24
"Globo Rural" mostra antigo sistema de trabalho no campo que sobrevive no Espírito Santo

O “Globo Rural” deste domingo (14/09) aborda um sistema de trabalho rural muito comum há alguns anos, mas que hoje não tem tanto espaço no campo. Conhecido como parceria, o sistema consiste na concessão de uma área da propriedade para o trabalhador, em troca de uma porcentagem na produção final. Em Brejetuba, no Espírito Santo, esse tipo de acordo de trabalho ainda é muito comum: são cerca de mil contratos de parceria no município.

A maior fazenda produtora de café arábica no Espírito Santo, a Fazenda Leogildo, optou por utilizar esse sistema de produção e possui 146 parceiros. Se fosse trabalhar com funcionários comuns, a propriedade necessitaria de aproximadamente 600. O repórter Ivaci Matias entrevista o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que explica como o acordo de parceria funciona dentro das exigências legais.

O “Globo Rural” também traz uma matéria sobre um perímetro irrigado em Barreiras, oeste da Bahia. Localizado às margens do Rio Grande, afluente do São Francisco, o perímetro irrigado Barreiras Norte tem 150 lotes distribuídos entre pequenos produtores rurais. Cada porção de terreno mede de cinco a 50 hectares e é usada para a plantação, basicamente, de frutas. Banana, mamão e cacau são os principais produtos. Alguns produtores de cacau também já abriram pequenas fábricas de chocolate no local. A reportagem é de César Dassie.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.