NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 16/09/2014 - 11:37
Peticov explica prisão por tráfico de LSD no "Provocações"

Antônio Abujamra recebe o artista plástico Antonio Peticov, no “Provocações” desta terça-feira (16/09), às 23h30, na TV Cultura.

Considerado o “Chacrinha” dos pincéis graças ao seu arco-íris de criatividade, Peticov tem história nos movimentos artísticos de vanguarda. Em 1960, ajudou a lançar a banda Os Mutantes, com Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Batista. Ele, que se define como pé no chão, já foi chamado de psicodélico, tropicalista e subversivo. “Eu sou racional, sou cético, faço parte de vários grupos de racionalistas, sou contra qualquer tipo de superstição. Mas o mágico é o mágico, o fantástico é o fantástico”, diz.

Ao ser questionado sobre o mercado das artes, Peticov afirma que esse universo é um desastre. “São grandes galeristas que manipulam e querem produtos de fácil circulação”, afirma. Ele admite que seu problema nesse nicho é não ter produto para atender a procura, que costuma ser maior do que sua oferta.

A educação no Brasil é tema de desencanto para ele. “Não querem que as pessoas se eduquem, aprendam e abram os olhos. É uma pena. Eu sou apaixonado pela nossa cultura”, observa.

A passagem de Peticov pela casa de detenção do Carandiru, em 1970, por porte e tráfico de LSD, recebe uma explicação do artista. “Apareceu na minha mão uma quantidade grande de ácido lisérgico. Eu tive que distribuir essa felicidade. Eu acho que foi, talvez, a invenção mais importante do século 20”, revela.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.