O “Observatório da Imprensa” debate as pesquisas de
opinião que regem as campanhas eleitorais e influenciam o voto, principalmente
no dia anterior ao pleito. O programa desta terça-feira (14), às 19h30,
na TV Brasil analisa também o enorme número de votos brancos e nulos
que podem sugerir uma insatisfação no eleitorado que foi às ruas em junho do
ano passado.
Para refletir sobre o contexto eleitoral que favorece essa
situação, o jornalista Alberto Dines recebe a cientista
política Alessandra Aldé, o cientista político Eurico
Figueredo e a jornalista do Valor Econômico,Maria Cristina
Fernandes nos estúdios do Observatório da Imprensa, ao vivo. Ainda concedem
entrevistas gravadas ao jornalístico da emissora pública a diretora
do IBOPE, Márcia Cavallari, e a socióloga especialista em pesquisa
eleitoral, Fátima Pacheco Jordão.
Os resultados do primeiro turno das eleições deixaram em
evidência os erros dos dois maiores institutos de opinião do país: Datafolha e
Ibope. Eles erraram em nove estados tanto para a disputa presidencial quanto as
estaduais. As sondagens de intenção de voto e de boca de urna tiveram
incompatibilidade com os resultados em mais de três pontos percentuais e
surpreenderam os eleitores.