NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 19/10/2014 - 16:30
Antonio Adolfo é destaque em duas atrações no SescTV

Autor das canções Sá Marina e BR3 e precursor da música independente no Brasil, o pianista, arranjador e produtor Antonio Adolfo fala sobre sua carreira e repertório musical em documentário da série Passagem de Som; e mostra composições gravadas em seu álbum Mistura Fina, que mescla jazz e música brasileira, em show da série Instrumental Sesc Brasil. Inéditos, os programas têm direção para TV de Max Alvim e Carlos Zen, e vão ar ao no SescTV neste domingo (19/10), a partir das 21h.

No episódio do Passagem de Som, Antonio Adolfo conversa com o músico e ator Arrigo Barnabé sobre seu primeiro disco independente, Feito em Casa (1977). Antes desse álbum, o pianista já havia integrado o grupo Brazuca, e a composição BR3, que ele fez em parceira com Tibério Gaspar, foi vencedora do 5º Festival Internacional da Canção de 1970, com interpretação de Toni Tornado. Na época, o pianista fazia arranjos e produção para Ângela Rô Rô, Chico Buarque, Elis Regina, entre outros.

Com a jornalista e musicóloga Maria Luíza Kfouri, Adolfo fala sobre o início de sua carreira. Ele teve aulas durante um ano com Nádia Boulanger (1887-1979), relevante pianista e compositora francesa e, com apenas 17 anos de idade, foi convidado para tocar com nomes como Carlos Lyra, Leny Andrade e Raul de Souza. Desde então só teve alegrias, como a canção Sá Marina, de 1968, que ele escreveu em parceria com Tibério Gaspar.

Sucesso no Brasil, na voz de Wilson Simonal, a composição ganhou versão no exterior, em inglês, Pretty World, sendo gravada pelo brasileiro Sérgio Mendes, em 1969, e, depois, pelo norte-americano Stevie Wonder, em 1970. Naquele ano, com o Brasil em plena ditatura militar, Toni Tornado precisou deixar o país porque a canção BR3 foi acusada de criticar o governo e fazer apologia às drogas.

O documentário mostra trechos do ensaio do show com o pianista, para a série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. No espetáculo, Antonio Adolfo (piano) divide o palco com Leo Amuedo (guitarra); Jorge Heder (baixo); Marcelo Martins (sax e flauta); e Rafael Barata (baterista). Eles executam músicas do álbum Finas Misturas, com clássicos de nomes do jazz repaginados com ritmos brasileiros. Dentre eles estão: Giant Steps (John Coltrane), com arranjo de forró; Com Alma (Dizzy Gillespie); e Memories of Tomorrow (Keith Jarrett). Composições do pianista e de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque também são contempladas, além de Sá Marina.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.