NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 19/10/2014 - 21:25
SescTV apresenta documentário sobre William Kentridge nesta segunda

Episódio da série “Videobrasil na TV” exibe nesta segunda-feira (20/10), às 23h, no SescTV, o documentário Certas Dúvidas de William Kentridge, dirigido por Alex Gabassi. A atração expõe o processo criativo do artista plástico sul-africano William Kentridge e integra um grupo de oito programas que a série exibe com o tema Videobrasil Coleção de Autores, sobre o processo de criação de artistas contemporâneos, que se destacam no Brasil e no exterior. 
  
Concebidos e produzidos pela Associação Cultural Videobrasil em parceria com o Sesc São Paulo, os episódios são assinados por diretores convidados, que inserem em seus trabalhos características próprias.
  
Antecedendo a exibição do filme, o diretor Alex Gabassi comenta sobre como foi sua aproximação com Kentridge, um dos nomes da arte contemporânea sul-africana. O artista começou a desenhar aos três anos de idade e só decidiu ser profissional na fase adulta.
  
Hoje seu currículo traz desenhos, filmes, instalações, esculturas, teatro e ópera. Entre suas obras está Procissão de Sombras (1999), filme de 35m transferido para vídeo, no qual ele insere elementos do teatro.
  
Para falar de Kentridge, o documentário o acompanha por Johannesburgo, cidade da África do Sul, onde fica o seu estúdio, e pelo Brasil. O artista articula sobre a paisagem e as contradições sociais presentes em sua arte, e os personagens de seus curtas-metragens de animação, como Feliz Teitlebaum e Soho Eckstein. 
  
Kentridge fala sobre a dificuldade em usar cores em suas criações, o que faz com que ele use carvão em muitas delas; a semelhança que há entre a cidade de São Paulo e Johannesburgo; e o Rio de Janeiro e o seu carnaval. Na Cidade Maravilhosa, o artista sai em busca de um exemplar antigo do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O sul-africano costuma usar esses livros para desenhar. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.