NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/10/2014 - 12:45
"Caminhos da Reportagem" apresenta avanços e desafios na luta pelos direitos das pessoas com deficiência

O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (23/10), às 22h, na TV Brasil, analisa os avanços e os desafios das pessoas com deficiência na luta pela garantia dos seus direitos. O programa traça um panorama sobre as conquistas obtidas nas últimas décadas e discute a legislação em vigor sobre o assunto.

 

Avanços importantes ocorreram nos últimos 25 anos, como a incorporação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006, o ordenamento jurídico brasileiro e a aprovação da chamada Lei de Cotas. Mas ainda há muito a ser feito, como ressalta a representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (Comdef-Rio), Izabel Maior, fisiatra e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O “Caminhos da Reportagem” foi a Curitiba, referência em acessibilidade. O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito do município, destaca que a consciência de que o deficiente precisa se locomover com autonomia foi um fator determinante nas adaptações do espaço urbano. “Tudo o que a pessoa com deficiência quer é independência. A ideia em Curitiba foi permitir total independência, de tal maneira que o cadeirante pudesse usar o sistema de transporte como qualquer outra pessoa”, conta.

 

O acesso adaptado e seguro nas cidades brasileiras para as pessoas com deficiência é uma batalha ainda em curso, longe de ser vencida, mas que ganhou uma importante aliada. Em 2013, a designer de moda Michele Simões criou o blog Guia do Viajante Cadeirante, com dicas para incentivar e facilitar as andanças de deficientes físicos como ela, além de compartilhar experiências. “Há uma série de cadeirantes que pensam em viajar e gostam muito de sair de casa. Quanto mais a gente sair, mais a gente vai ser visto, e mais as coisas vão melhorar”, afirma.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.