O Brasil é o segundo país com maior número de academias do
mundo. São mais de 30 mil estabelecimentos. As pequenas empresas aproveitam a
expansão do mercado fitness para investir em produtos e serviços para os
praticantes de atividades físicas. O “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”
deste domingo (26/10) traz a história da empresária Vanessa Gonzalez de Moraes,
que investiu R$ 35 mil na reforma do espaço e compra de equipamentos para um
estúdio de Pilates. Hoje, a academia tem 150 alunos matriculados e oferece
ainda massagens e tratamentos estéticos. Com as mudanças, o faturamento do
negócio triplicou nos últimos dois anos, chegando a R$ 80 mil por mês. Já a
empresa de Douglas Marcoccia, uma fábrica de equipamentos de ginástica, teve um
crescimento de 15% no último ano. O negócio produz aproximadamente 15 novos
equipamentos por mês, que custam de R$ 3 mil a R$ 9 mil, cada.
O programa exibido na TV Globo apresenta também uma
reportagem sobre cortes e investimentos na gestão de crises. Em São Paulo, cada
vez mais, os empresários buscam soluções para driblar a crise econômica. Para o
empresário Carlos Francisco Cabral, por exemplo, a estratégia foi cortar
custos. Ele é dono de uma loja de motos na capital desde 2001. No ano passado,
o faturamento caiu 50%, e ele agiu rápido: reduziu custos em 40%. Carlos chamou
a filha Manuela para ajudar na empresa e hoje ele é o único vendedor da loja. O
empresário ainda usou a tecnologia para tornar a loja mais eficiente. Por R$
100 ao mês, ele aluga um programa de computador que organiza o estoque. Em 2014
a loja saiu do vermelho e agora ele espera retomar o crescimento.