NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 12/11/2014 - 23:58
"Caminhos da Reportagem" refaz passos do mestre Aleijadinho nesta quinta

Mestre Aleijadinho se tornou um dos símbolos da cultura nacional. Quem vai a Minas Gerais se encanta com os santos e altares feitos por pelo escultor. No bicentenário de sua morte, o “Caminhos da Reportagem” revela a genialidade de Antônio Francisco Lisboa, passando pelas cidades mais importantes da trajetória do artista: Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Congonhas do Campo.

O programa desta quinta-feira (13/11), às 22h, na TV Brasil, também apresenta a valorização das obras do artista, considerado um dos favoritos de falsários, e o imenso mercado gerado por peças falsas atribuídas ao mestre. “Uma vez que essas imagens são publicadas em catálogo ou vão em uma exposição, amanhã se uma delas aparecer em um leilão adquire antecedentes e procedência para ser atribuída como um Aleijadinho verdadeiro. Então uma imagem dessas que não valia nada, passa a valer milhões”, explica o escultor Elias Layon.

Filho de um português com uma negra, Aleijadinho começou a aprender o ofício com a família e se tornou um artista múltiplo. “Aleijadinho não foi simplesmente, como muitos pensam, um fazedor de santos. Para além da escultura, ele foi entalhador, arquiteto, perito, carapina e carpinteiro. Então, era um profissional de vários talentos”, define o biógrafo Marcos Paulo Miranda.

A equipe da emissora pública lembra que os trabalhos de Aleijadinho floresceram no período dos estilos Barroco e Rococó, época de peças trabalhadas, impactantes e expressivas. A doença que afetou os movimentos do artista não o impediu de criar algumas das mais belas esculturas brasileiras.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.