NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 14/11/2014 - 16:56
"Ver TV" discute presença do debate político na televisão fora dos períodos eleitorais

A maioria dos brasileiros só se informa pela televisão. Através dela são formadas opiniões sobre inúmeros temas do cotidiano, inclusive a respeito da política. Mas será que a televisão presta esse serviço com a devida qualidade? Suas mensagens dão ao telespectador a possibilidade de uma escolha consciente, a partir de uma ampla diversidade de ideias? Essas são algumas das polêmicas que o programa “Ver TV” desta sexta (14/11) discute, às 20h, na TV Brasil.

Para debater o assunto, a atração apresentada por Lalo Leal na emissora pública recebe no estúdio a professora do departamento de política da PUC de São Paulo, Vera Chaia, que coordena o Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP); o jornalista, Chico Malfitani, publicitário responsável por diversas campanhas eleitorais; e a repórter da revista Carta Capital, Cynara Menezes, editora do site Socialista Morena.

Segundo a professora Vera Chaia, é preciso aprofundar a discussão da política propriamente dita nos diversos veículos e canais de televisão. “O que aparece mais nos meios de comunicação e na televisão é uma política esvaziada de seu conteúdo. É só uma forma, um acompanhamento de algumas campanhas, agenda dos candidatos. Os grandes temas desaparecem”, explica.

De acordo com Chico Malfitani, responsável por diversas campanhas eleitorais, é essencial apresentar conteúdos variados relacionados à questão. “A sociedade é plural e tem que estar refletida nos meios de comunicação. É o pluralismo: ideias diferentes, visões diferentes sobre a mesma realidade”, pondera o jornalista e publicitário.

A carência de inovação no jornalismo televisivo é a premissa de Cynara Menezes. “Quando você fala da ausência de programas de debate, também tem que ver que não existe muita criatividade no telejornalismo brasileiro”, comenta a repórter da revista Carta Capital.

O Ver TV desta semana ainda conta com depoimentos do cientista político João Feres Júnior, coordenador do Manchetômetro, site de acompanhamento da cobertura midiática das eleições. Ele analisa a forma como a mídia, em especial a televisão aberta, cobre a política no Brasil. Já o colunista político do jornal O Estado de S. Paulo, José Roberto Toledo reflete sobre a ausência do debate político nas emissoras de sinal aberto.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.