O “Pequenas Empresas e Grandes Negócios” deste domingo
(23/11) mostra que o investimento no mercado de trajes de luxo ganha destaque.
As amigas Bárbara Almeida e Mariana Penazzo montaram um negócio de aluguel de
vestidos de estilistas famosos, com modelos e estampas variadas, na zona Sul de
São Paulo. Depois de um investimento inicial de R$ 300 mil, hoje a empresa tem
17 funcionários, que se dividem entre atendimento, recebimento de aluguéis e
reparo dos mais de mil vestidos. Para contratar os serviços de aluguel, os
clientes podem optar pela loja online ou pela visita na loja, onde as
consultorias são feitas com hora e data marcada.
O preço dos produtos varia entre R$150 e R$900, e as peças
podem ser entregue em todo o Brasil. A empresa funciona há dois anos e aluga
uma média de 700 vestidos por mês. Agora, com a chegada das festas de Natal e
de Ano Novo, a tendência é de aquecimento do setor, segundo o professor Sílvio
Passarelli, do curso de Administração e Gestão de luxo, da FAAP (Faculdade
Armando Álvares Penteado) em São Paulo.
O programa exibido na TV Globo também apresenta uma
reportagem sobre as agências de turismo participantes do projeto “Núcleo de
Turismo Receptivo de Curitiba”, que tem apoio do SEBRAE. O objetivo é aumentar
o número de serviços e tornar a cidade de Curitiba mais atrativa aos turistas.
Participam do projeto seis agências, que também fizeram cursos de gestão
financeira, marketing e planejamento estratégico no SEBRAE. Hoje, os turistas
atendidos pelas empresas que passaram pelo projeto deixam cerca de R$ 60
milhões anuais em Curitiba.