NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 22/11/2014 - 20:32
Nova série de reportagens especiais do "Jornal da Band" investiga crescimento da Aids no Brasil

Um país na contramão. Enquanto em todo o mundo a incidência da Aids cai, no Brasil o número de casos aumenta. Os dados são da ONU: nos últimos nove anos, o crescimento aqui foi de 11%; no mundo houve redução de 26%. Com 42 mil novos casos nesse período, o Brasil tem hoje cerca de 750 mil pessoas contaminadas pelo vírus HIV, segundo o Ministério da Saúde. E pior: outras cem mil ainda nem sabem que têm Aids.

O grupo de pacientes que mais cresce é o dos jovens entre 15 e 24 anos - que representam um terço das novas infecções. Especialistas detectaram uma preocupante mudança de comportamento: muitos jovens negligenciam o uso da camisinha, porque não conhecem o perigo da doença. Se nos anos 1980, a Aids era considerada uma sentença de morte, hoje ela já não assusta a geração que pouco ouve falar do HIV e suas consequências. Com o coquetel de medicamentos atuais é possível conviver com o vírus por muitos anos. E Aids, que era marcada pela morte inevitável e pelas imagens de pacientes debilitados, virou uma doença sem cara, quase invisível.

Os repórteres do “Jornal da Band” conversaram com jovens que admitem ter feito sexo desprotegido porque confiam nos parceiros. Eles não se preocupam com as doenças sexualmente transmissíveis e só admitem usar a camisinha para evitar a gravidez. Descobriram homens e mulheres que descuidaram da prevenção e contraíram o vírus HIV na juventude. Hoje, sobrevivem graças ao coquetel de remédios. Mas são obrigados a respeitar uma rotina rígida de restrições e não estão livres de graves efeitos colaterais. 

"Aids - o perigo aumenta" é a série de reportagens especiais que vai ao ar a partir desta segunda-feira (24/11), às 19h20, no “Jornal da Band”.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.