NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 23/11/2014 - 22:08
Flávio Tavares fala sobre Juscelino, Jânio e Jango no "Provocações"

Nesta terça-feira (25/11), às 23h30, no programa “Provocações”, Antônio Abujamra recebe Flávio Tavares, jornalista, ex-líder estudantil que participou da resistência à ditadura, tendo sido um dos prisioneiros políticos trocados pelo embaixador americano sequestrado em 1969. No programa, que vai ao ar na TV Cultura, ele fala, entre outros assuntos, sobre os governos de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.

Flávio revela que participou da resistência não por razões ideológicas, mas por dever moral, ante a redução da sociedade, pelo governo militar, a um dos estágios mais medíocres que conheceu de submissão ao poder.

Tavares também fala a Abujamra sobre os espaços internos dos governos Juscelino Kubitschek, em que predominavam o populismo e a corrupção na construção de Brasília; de Jânio Quadros, de grandes ações na política interna; e de Jango, com quem esteve, como jornalista, nos últimos momentos antes da queda.

Sobre Juscelino ainda completa: “O Juscelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte, antes de ser governador e de ser presidente, visitava todos os fins de semana a periferia, as favelas, os mocambos de Belo Horizonte e levava uma caderneta preta onde as pessoas faziam as reclamações. [...] E ele mandava o secretário anotar, e ele saía de lá aplaudido pelo populacho. Até que um dia, José Penido, chefe da Casa Civil, diz a ele que a caderneta está cheia e pergunta o que fazer. Juscelino diz para jogar fora e comprar outra, por quê? Porque a caderneta é só a caderneta, o que a caderneta continha não tinha valor nenhum. Então Juscelino foi a metáfora do que existe hoje e existe há muito tempo na política brasileira”.

O entrevistado ainda comenta sobre o conteúdo dos documentos americanos recentemente liberados, que comprovam papel decisivo desempenhado pelos Estados Unidos na derrubada do governo Goulart.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.