NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 24/11/2014 - 20:15
Busca por um mundo menos desigual é tema de curtas-metragens latino-americanos no SescTV

O SescTV estreia Fronteiras Políticas, episódio inédito da série CurtaDoc, que apresenta curtas-metragens latino-americanos sobre a luta de pessoas por um mundo com mais igualdade. São eles: Espacio Moneda, de Ximena Pereira (2013, 703", Chile); Skin Destination, de Adriana Trujillo (1017", 2012, México); Xukuru Ororubá, de Marcília Barros (2008, 1516", Bahia); e A Ditadura da Especulação, de Zé Furtado (2012, 1240", DF). O colombiano Augusto Bernal, crítico de cinema da Escuela Cine Black Maria, de Bogotá, Colômbia, comenta o episódio. Com direção de Kátia Klock, o programa vai ao ar nesta terça-feira (25/11), às 21h.

O documentário Espacio Moneda retrata uma manifestação pacífica, na qual mil pessoas correram pelas ruas de Santiago, no Chile, durante 1800 horas, em prol da educação gratuita, entre junho e agosto de 2011. Eles seguravam bandeiras, inclusive pretas, em especial no entorno do Palacio de La Moneda, sede da presidência da república daquele país.

O filme Skin Destination confronta imagens da vida da cineasta Adriana Trujillo com cenas do cotidiano do México, como situações de violência e a batalha envolvendo o narcotráfico e o governo.

O curta Xucuru Ororubá narra o dia a dia do Xucuru, um grupo de índios que vive na Serra do Ororubá, município de Pesqueira - PE. Esse povo tenta manter sua terra e livrar-se da perseguição de posseiros. O curta trata, entre outros assuntos, da morte do cacique Xikão (1950-1998), que foi assassinado pelos posseiros; o legado deixado por esse líder; e a forma como os indígenas se organizam em sociedade.

Já o curta A Ditadura da Especulação, dirigido por Zé Furtado, mostra conflito, em 2011, entre índios, que lutam para impedir a invasão de suas terras no Setor Noroeste - DF, conhecido como Santuário de Pajés, polícia militar e seguranças da administradora Terracap. O local é invadido na tentativa de construir um bairro de alto nível.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.