Nesta segunda-feira (01/12), às 23 horas, na GloboNews, o “Mundo
S/A” mergulha no mercado brasileiro de fitness. Atualmente, são 30 mil
academias, onde mais de 7,6 milhões de pessoas buscam uma vida mais saudável.
Só nos últimos cinco anos, o número de estabelecimentos dobrou e fez com que o
Brasil se tornasse o segundo país no mundo com o maior número de unidades
voltadas para saúde e bem estar. O programa traça um panorama desse segmento
que mudou muito nos últimos anos e mostra as diferentes estratégias de cada uma
delas para se adaptar às constantes mudanças do mercado.
A repórter Maira Donnici faz um levantamento desse mercado e
traz um perfil de como eram as academias há dez anos, quando profissionais de
educação física eram donos do próprio negócio, geralmente pequenos e familiares.
O programa mostra como esse segmento foi afetado pela entrada das grandes
redes, que viram no setor uma oportunidade para ganhar dinheiro e o
profissionalizaram. Desta forma, os pequenos e médios empresários tiveram que
se reinventar para manter seus negócios. Posteriormente, surge um modelo,
ainda mais inovador, de baixo custo, que, mais uma vez, revolucionou o setor.
Entre os entrevistados de Maira estão empresários das redes
que provocaram as grandes mudanças recentes nesse mercado. Alexandre Accioly,
da BodyTech, rede que conta com 45 unidades em 12 estados, além do DF, muitas
delas com mensalidades que passam dos R$ 500 e faturamento previsto para esse
ano de R$ 430 milhões, quase o dobro de 2012; e Edgard Corona, da Smart Fit,
que em 5 anos conquistou 470 mil alunos, que pagam de R$ 49 a R$ 69 por mês,
tem 135 unidades em todo o país e deve faturar esse ano R$ 440 milhões. O
programa mostra como cada uma se posiciona para sobreviver nesse mercado tão
disputado e ouve especialistas que garantem que esse é só o começo de um ramo
que apenas engatinha.