NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/01/2015 - 10:37
"Ver TV" debate indústria dos super-heróis na TV brasileira com Tiago Santiago

A passagem dos super-heróis dos quadrinhos para a televisão tem sido comum, especialmente nos Estados Unidos. Uma indústria foi montada para a produção e a exportação desses personagens e suas histórias fantásticas. Tais obras produzem riqueza e transmitem hábitos, valores e ideologia. Essas atrações são o tema do programa “Ver TV” desta sexta (23/01), às 20h, na TV Brasil.

Para falar sobre o assunto, o apresentador Lalo Leal recebe especialistas como o autor de novelas Tiago Santiago, o professor Nildo Viana e o jornalista André Morelli. Durante a entrevista, os convidados explicam que ainda são poucos os super-heróis nacionais que aparecem nas telas do Brasil.

Segundo o dramaturgo Tiago Santiago, roteirista e autor de novelas como “Os Mutantes – Caminhos do Coração”, há muito interesse pelo mito relacionado ao herói. “Todas as culturas do planeta, dos esquimós aos aborígenes da Austrália, passando pelas sociedades tribais, ameríndias e africanas, tem heróis. É um fenômeno universal, da psiquê humana”, explica.

Santiago analisa ainda a demanda para esses personagens produção televisiva nacional. “Eu vejo uma possibilidade muito grande de que esse tipo de figura, de super-herói, ainda venha acontecer na nossa televisão brasileira, com força agora no século vinte e um”, comenta.

Professor da faculdade de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás, Nildo Viana pondera. “Produzir ciência, sociologia e vários outros elementos autônomos brasileiros com originalidade e criatividade é um grande obstáculo quando a cultura é subordinada”, reflete o autor dos livros "Heróis e Super-Heróis no mundo dos quadrinhos" e "Quadrinhos e Crítica Social”.

Diretor de conteúdo da Camucada Coletivo, editor do site Popground e autor do livro “Super-Heróis no cinema e nos longa-metragens de TV”, André Morelli aborda a influência das produções americanas. “Muito do que a gente consome culturalmente hoje em dia tem a ver com essa questão de Hollywood ter colonizado o mundo nesse sentido. Os heróis hollywoodianos meio que impõem o modo de vida americano para as pessoas”, diz.

Esta edição do Ver TV ainda traz depoimentos de outros especialistas. O publicitário Lincoln Nery, criador do super-herói brasileiro Jou Ventania, reflete sobre o mercado de quadrinhos nacionais e a dificuldade de transpor esses personagens para a televisão.

O roteirista Carlos Patati, pesquisador de quadrinhos, traça um histórico da produção de super-heróis no Brasil. Já Lacarmélio Araújo, criador do personagem Celton, herói da capital mineira, produz suas revistas sozinho e as vende no trânsito de Belo Horizonte. Ele conta um pouco de sua trajetória e revela as suas estratégias para manter sua obra viva.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.