NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 23/01/2015 - 20:32
Thiago Bernardes e Zanini de Zanine falam de arquitetura e design no "arte.tv" deste sábado

“A arquitetura é uma manifestação artística com função, objetivo final, que é criar um abrigo, uma casa, uma escola...”, observa a arquiteta Camila Tariki no “arte.tv” deste sábado (24/01). No último episódio da temporada, dirigida por Cassia Dian e David Feldon, nomes como Thiago Bernardes e Zanini de Zanine discutem a linha tênue entre a arte e a arquitetura e o design. A atração vai ao ar às 17h30, no canal Arte 1.

Relembrando os tempos de seu pai e avô, Claudio e Sergio Bernardes, Thiago faz um panorama da arquitetura no Brasil e vê uma baixa da produção nos anos 70 e o seu ressurgimento nos tempos atuais. O arquiteto também relaciona sua profissão com a política.

No mesmo episódio, Zanini de Zanine recorda a parceria que seu pai teve com modernistas como Oscar Niemeyer e Lucio Costa. “Ele foi um capítulo muito importante durante esse processo, por conta dele participar, como a gente diz na arquitetura, numa ‘escala menor’, porque ele era o responsável por grandes maquetes de grandes projetos da época”, conta.

O designer carioca acentua que o mobiliário hoje é reconhecido de fato como arte, assim como quadros e esculturas, por exemplo. “Tenho um número de clientes para esse tipo de proposta de design limitado que são colecionadores de arte e que começaram a colecionar design”, afima.

A Casa Modernista também é tema do episódio, com depoimentos dos arquitetos Gregório Zolko e Carlos Eduardo Warchavchik. A edificação eliminou estruturas como os beirais e o telhado, típicas da época, e revolucionou a maneira de se construir.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.