NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 25/01/2015 - 17:48
Cacá Diegues fala sobre patrulha ideológica no "Roda Viva"

Fundador do Cinema Novo, Cacá Diegues recentemente lançou a autobiografia Vida de Cinema. Antes, durante e depois do Cinema Novo. Há 53 anos dirigindo e produzindo filmes, o cineasta fala de sua extensa carreira na próxima edição do “Roda Viva”, que vai ao ar na segunda-feira (26/1), às 22h, na TV Cultura, com apresentação de Augusto Nunes.

Durante a entrevista, o cineasta fala sobre sua autobiografia, lançada em junho de 2014, e diz que demorou seis anos para concluir a obra, que ele define como sendo a memória de uma geração. ”Sou testemunha de uma geração”, referindo-se à época compreendida entre o final dos ano 50 até aproximadamente 1968. A efervescência desses tempos se dava em diversas frentes, na música, no esporte, nas artes, e Cacá tem uma explicação para isso. “Havia uma consciência – ou inconsciência – geral de que o Brasil seria a próxima grande potência cultural, artística...”, diz.

Para explicar o Cinema Novo, Diegues tem uma definição bem objetiva. “O programa Cinema Novo tinha uma ideia muito simples: mudar a história do cinema, mudar a história do Brasil e mudar a história do Planeta. Isso estava em tudo”, explica.

Criador da expressão “patrulha ideológica”, o cineasta conta que ela surgiu por acaso, depois das críticas ao seu filme Xica da Silva, considerado por muitos como machista e sexista. Não sendo esta a proposta de Cacá, que ficou amargurado com o fato, ele disse em uma entrevista, em forma de piada: “Isso é patrulha ideológica”. E a expressão pegou.

Aos 74 anos, Cacá mostra uma visão otimista da vida e do mundo. “Não quero viver no passado, ficar chorando, reclamando. Interessa o que vai acontecer”, revela.  Em outro momento da entrevista, ele também diz que “o mundo está muito melhor do que antes. Tem coisas horrorosas, mas muita coisa já passou”.

Participam da bancada de entrevistadores João Gabriel de Lima, redator-chefe da revista Época; Ivan Finotti, editor do caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo; Laís Bodanzky, cineasta; Renata Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e Sylvio do Amaral Rocha, documentarista e professor.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.