NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 27/01/2015 - 11:57
Eduardo Kobra fala da rejeição dos primeiros trabalhos no "Provocações"

Antônio Abujamra recebe o artista e muralista Eduardo Kobra. Ele é o convidado do próximo “Provocações”, programa da TV Cultura que vai ao ar na terça-feira (27/01), às 23h30.

Nascido no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, o artista fala da rejeição dos seus primeiros trabalhos. “Eu já fui chamado de vândalo e vagabundo fazendo o que eu faço”, afirma.

As obras de Kobra encontram-se expostas em diversas cidades brasileiras e também no exterior, como Miami, Boston e Moscou, entre outras. “Após 25 anos me dedicando à arte de rua, as pessoas passaram a perceber meu trabalho de forma diferente e hoje me chamam de artista”, ressalta o convidado.

Kobra conta que, na época do colégio, seu interesse maior era pelas ruas. “Enquanto eu estava na escola, não tinha nada escrito nos meus cadernos, eles eram repletos de desenhos. As ruas e os muros sempre me atraíram mais. Eu olhava pela janela de onde me sentava e queria estar nas ruas, colocando meus desenhos pela cidade”, diz.

Eduardo também enfatiza como é difícil ganhar a vida com a arte de rua. “Quando chegamos num mural, começamos por volta das nove da manhã e saímos por volta das oito da noite. E isso ao sábado, domingo, feriado... sempre foi assim. A maior parte do trabalho do artista de rua não é remunerado”, comenta.

Autodidata, hoje Kobra estuda incessantemente e entre seus artistas preferidos estão Portinari e Di Cavalcanti. Ele explica seu método de trabalho. “Eu sou um colecionador de fotos antigas e procuro transformar essas imagens, que muitas vezes estão guardadas numa gaveta, e trazê-las para uma nova realidade, para a street art”, salienta.

Além de mostrar sua garra, Eduardo Kobra diz que também acredita na força do brasileiro e deixa um recado: “Eu sou um brasileiro, que mesmo sem ter cursado um ensino superior, pode expor seu trabalho em outros países. Isso mostra que todos nós, batalhando, estudando, pesquisando, somos capazes de conquistar o mundo”, conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.