NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 28/02/2015 - 20:38
"Globo Rural" mostra tendência no Paraná de condomínios de armazéns para grãos

O ‘Globo Rural’ deste domingo (01/03) mostra uma tendência de grupos de agricultores do Paraná que formam condomínios de armazéns. Com o objetivo de ficarem mais independentes das cooperativas, eles se juntam em grupos de oito a quinze pessoas, adquirem um terreno e constroem depósitos para armazenagem de grãos. A reportagem foi realizada no município de Palotina, onde 14 sócios construíram o primeiro desses condomínios, há cerca de nove anos.

De lá para cá, surgiram outros. A repórter Ana Dalla Pria aponta os detalhes e as vantagens do investimento, entre elas o maior controle da comercialização da produção. O aumento do lucro desses agricultores chega a 25% ao ano. Assim a cada quatro anos eles ganham praticamente uma safra nova. 

Em Brumadinho, Minas Gerais, a repórter Helen Martins mostra um programa de recuperação de lagoas da prefeitura. No programa, estão cadastrados cerca de 230 agricultores e 800 lagoas entupidas de lama ou plantas aquáticas que tornam inviável o seu uso.

O município obtém autorização dos órgãos ambientais para fazer a operação, sem custos para o dono da propriedade, além de oferecer também a máquina necessária. Caso tenha pressa, o agricultor pode solicitar da prefeitura o projeto já autorizado e pagar uma máquina particular para realizar o serviço. Quando conseguir limpar todas as lagoas, o município terá ao todo uma reserva de quatro bilhões de litros de água.  

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.