Nesta segunda-feira (02/03), às 23 horas, na GloboNews, a
nova temporada do ‘Mundo S/A’ inicia com o universo da tatuagem. Do clássico
preto e branco, passando pelos estilos oriental, realista, tribal, até
tendências mais recentes, como guache e pontilhismo, agora a tatuagem ganhou
status de arte. “É um adorno, como uma joia. Algo que você usa com amor e
carinho e que vai levar para o resto da vida”, define Sérgio Maciel, conhecido
como Leds Tattoo, um dos mais conceituados tatuadores do Brasil, dono do maior
estúdio do país.
A prática, que existe há milhares de anos, começou em
sociedades primitivas do Oriente, África e Oceania com um papel social,
religioso e místico, marcando os ritos de passagem. Chegou ao Brasil em
meados dos anos 60, na cidade portuária de Santos, daí a explicação para os
primeiros tatuados serem marinheiros e prostitutas. Agora a tatuagem ganhou
status de arte, com direito a exposição em um dos mais importantes museus de
Paris.
Os tatuadores viraram estrelas e são patrocinados por marcas
internacionais de tintas e máquinas, que pagam as despesas da viagem e estadia
e recebem, em troca, divulgação e publicidade. Alguns chegam a ganhar 12 mil
reais em três dias de evento. Na Europa, o cachê de um tatuador varia entre 100
e 400 euros por hora, mas há quem pague até mais do que isso. Exibidos em
canais de TV do mundo todo, reality shows dedicados ao tema, como Miami Ink,
New York Ink e Los Angeles Ink, ajudaram a popularizar a prática. Eles mostram
o dia a dia dos estúdios e a vida de tatuadores americanos consagrados.
A equipe do ‘Mundo S/A’ visitou a maior feira do setor
no Brasil e estúdios de tatuadores premiados e conceituados para registrar o
que é tendência e inovador nesse setor. De olho nesse mercado promissor, novas
empresas diversificam suas atuações. Uma indústria de revestimento
investe numa linha de azulejos inspirada em tatuagens, que já representa 10% de
seu faturamento. Na internet, o site Tattodo aposta num modelo de negócio
criativo que oferece opções de desenhos mediante um concurso - como um
crowdsourcing - aberto a qualquer um que tenha talento para desenhar.
Mediante pagamento que varia de 100 a 300 dólares, dependendo
do tamanho e da complexidade da tatuagem, usuários recebem pelo menos dez
desenhos (mas o número pode chegar a quase 100) de designers do mundo inteiro
para escolher o que mais gosta para tatuar.