NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 01/03/2015 - 16:26
Tatuagem é tema do primeiro programa da nova temporada do "Mundo S/A"

Nesta segunda-feira (02/03), às 23 horas, na GloboNews, a nova temporada do ‘Mundo S/A’ inicia com o universo da tatuagem. Do clássico preto e branco, passando pelos estilos oriental, realista, tribal, até tendências mais recentes, como guache e pontilhismo, agora a tatuagem ganhou status de arte. “É um adorno, como uma joia. Algo que você usa com amor e carinho e que vai levar para o resto da vida”, define Sérgio Maciel, conhecido como Leds Tattoo, um dos mais conceituados tatuadores do Brasil, dono do maior estúdio do país.

A prática, que existe há milhares de anos, começou em sociedades primitivas do Oriente, África e Oceania com um papel social, religioso e místico, marcando  os ritos de passagem. Chegou ao Brasil em meados dos anos 60, na cidade portuária de Santos, daí a explicação para os primeiros tatuados serem marinheiros e prostitutas. Agora a tatuagem ganhou status de arte, com direito a exposição em um dos mais importantes museus de Paris.

Os tatuadores viraram estrelas e são patrocinados por marcas internacionais de tintas e máquinas, que pagam as despesas da viagem e estadia e recebem, em troca, divulgação e publicidade. Alguns chegam a ganhar 12 mil reais em três dias de evento. Na Europa, o cachê de um tatuador varia entre 100 e 400 euros por hora, mas há quem pague até mais do que isso. Exibidos em canais de TV do mundo todo, reality shows dedicados ao tema, como Miami Ink, New York Ink e Los Angeles Ink, ajudaram a popularizar a prática. Eles mostram o dia a dia dos estúdios e a vida de tatuadores americanos consagrados.

A equipe do ‘Mundo S/A’ visitou a  maior feira do setor no Brasil e estúdios de tatuadores premiados e conceituados para registrar o que é tendência e inovador nesse setor. De olho nesse mercado promissor, novas empresas diversificam  suas atuações. Uma indústria de revestimento investe numa linha de azulejos inspirada em tatuagens, que já representa 10% de seu faturamento. Na internet, o site Tattodo aposta num modelo de negócio criativo que oferece opções de desenhos mediante um concurso - como um crowdsourcing - aberto a qualquer um que tenha talento para desenhar.

Mediante pagamento que varia de 100 a 300 dólares, dependendo do tamanho e da complexidade da tatuagem, usuários recebem pelo menos dez desenhos (mas o número pode chegar a quase 100) de designers do mundo inteiro para escolher o que mais gosta para tatuar.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.