NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 01/03/2015 - 17:33
TV Globo comemora 450 anos do Rio de Janeiro com documentário especial

No embalo das comemorações pelos 450 anos do Rio de Janeiro, a Globo exibe, de 2 a 6 de março, a série documental ‘O Rio por eles: o Rio de Janeiro que os brasileiros nunca viram na tela’. A obra é um resgate histórico, inédito na TV aberta.

Idealizado e dirigido por Ernesto Rodrigues, o documentário é resultado de uma extensa pesquisa de dois anos em centenas de fontes estrangeiras. cinematecas, emissoras de TV, arquivos nacionais, centros de pesquisa, acervos de universidades, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas, produtoras de audiovisual, institutos de preservação audiovisual e correspondentes estrangeiros nas Américas, Europa, Ásia e África. Para a apresentação e narração, feita especialmente para a TV, foram convidados nove repórteres da equipe de jornalismo da Globo no Rio de Janeiro. Eles percorreram 43 locais característicos da cidade para gravar textos que contextualizam os mais de 200 trechos de 127 filmes, cinejornais e reportagens que compõem a série.

‘O Rio por Eles’ revela paisagens que se perderam no tempo, acompanha tipos humanos e transformações urbanas, testemunha episódios da história do Brasil nas ruas da então capital federal ou na época em que o Rio, mesmo depois da inauguração de Brasília, ainda era o centro político do país. A série mostra também o que impressionou cinegrafistas e editores estrangeiros na vida cultural e social da cidade, incluindo as características comportamentais do carioca, os vícios, clichês, preconceitos e erros no enfoque estrangeiro da cidade e sua gente.

No primeiro episódio, a série mostra como cinegrafistas de vários países documentaram as transformações da paisagem carioca ao longo do século 20. Imagens de um tempo em que Ipanema e Leblon eram praias quase selvagens, o olhar deslumbrado dos estrangeiros para a floresta da Tijuca e também o registro de como surgiram os complexos problemas urbanos que os cariocas enfrentam nos dias de hoje.

Já o segundo episódio mostra o Rio como centro dos acontecimentos políticos, mesmo depois da transferência da capital para Brasília. As crises políticas e os retratos estrangeiros da vida carioca em tempos de ditadura e democracia são destaque.

No terceiro, o público confere como os documentaristas estrangeiros se interessaram, se aproximaram e tentaram interpretar a cultura, a música popular e o carnaval carioca ao longo das décadas: a folia na Avenida Rio Branco dos anos 50, os bailes da elite, a Bossa Nova e Glauber Rocha soltando o verbo para os franceses, em 1969.

O episódio 4 aborda registros internacionais da moda e do comportamento dos cariocas ao longo do século 20: o olhar para a diversidade religiosa, a devoção pelas praias da cidade e pelo Maracanã e algumas preciosidades como uma corrida dos precursores da Fórmula 1 no circuito de rua chamado Trampolim do Diabo.

Para finalizar, o último episódio da série mostra quando o Rio virou notícia no exterior, chamando a atenção para tragédias e desastres de repercussão internacional, os registros sem cerimônia dos contrastes sociais da cidade e a obsessão dos jornalistas europeus e americanos com as favelas, sem esquecer da eterna fascinação dos estrangeiros pela cidade e seu povo.

‘O Rio por Eles’ vai ao ar para o estado do Rio, após o ‘Jornal da Globo’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.