Conhecer os costumes do consumidor e procurar sempre se
diferenciar do que é oferecido por concorrentes são algumas das dicas que o
‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ apresenta no programa deste domingo
(22/03). Em entrevista, Luiz Manzano, da Endeavor, revela que 90% das ações que
atraem novos clientes são simples de serem aplicadas.
Para exemplificar essas mudanças, o programa exibido na TV
Globo conta a história de Roberto Rodrigues e seu filho, donos de uma pizzaria,
que investiram em sabores diferentes, como muçarela com linguiça de javali,
para conquistar novos clientes. O empresário Ivan Borges, de São Paulo, também
revela seu caso de sucesso: dono de uma casa de massas artesanais, ele investiu
R$ 5 mil reais na instalação de bancos e balcões na calçada da loja. A novidade
teve como resultado um crescimento de 30% no total das vendas de produtos.
O programa traz também uma matéria sobre cestas de presente e a maneira como
uma empresária de Brasília consegue chamar atenção no mercado de cestas
personalizadas. As cestas produzidas por Valéria Wandalsen são temáticas,
criadas para datas comemorativas e são montadas de acordo com o desejo do
cliente. Mensalmente, a empresa vende 800 cestas, mas em datas especiais, como
a Páscoa, o número de pedidos chega mil.
As startups também terão espaço no ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.
Inovadoras, com tecnologia avançada e de baixo custo, elas chamam a atenção no
mercado porque são comandadas, quase sempre, por jovens empreendedores. Diego
de Oliveira, por exemplo, tem 25 anos de idade e identificou um negócio novo no
agitado mercado da internet: ele faz audiodescrição de vídeos para pessoas com
deficiência visual.
Diego descreve tudo o que as imagens mostram, como o cenário,
os personagens e o que eles estão fazendo. Ele transforma imagens em palavras.
Hoje, o Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Na internet,
são postadas mais de 300 horas de vídeo por minuto. É um grande mercado que
ainda não era explorado. Diego montou o negócio com R$ 4 mil: comprou notebook,
microfone e trabalha em casa.