NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 24/03/2015 - 11:52
Ida Vicenzia e Celso Sabadin abordam desafios da crítica de cinema e teatro no "Provocações"

Antônio Abujamra recebe os críticos Ida Vicenzia e Celso Sabadin, que falam sobre a arte da crítica na próxima edição do “Provocações”. Vai ao ar nesta terça-feira (24/03), às 23h30, na TV Cultura.

Com 37 anos de carreira como crítica de teatro, Ida Vicenzia confessa sua paixão pelo ofício. “Minhas críticas não costumam ser muito corriqueiras, não é que me falte modéstia. Eu quero entrar no âmago do espetáculo, no coração dos atores. Por isso, quando eu não gosto de um espetáculo eu não faço a crítica”, diz.

Ida ressalta que a crítica não pode ser absoluta: “A crítica de teatro não é uma verdade para mim nem para as pessoas que leem, porque ela não cumpre um papel definitivo a não ser quando aponta alguma coisa que possa orientar o ator ou o diretor”, comenta.

O crítico de cinema Celso Sabadin explica as dificuldades da profissão. “A grande maioria dos meus colegas é crítico porque gosta da crítica, do pensamento cinematográfico e não tem pretensões de ser cineasta. É difícil viver da profissão. A gente conta nos dedos de uma das mãos os críticos de cinema que vivem exclusivamente da crítica. Todo mundo tem um plano B”, observa.

Segundo Sabadin, o cinema brasileiro emperra na circulação. “Nós conseguimos resolver o velho problema da produção. Produzimos uma variedade de filmes bastante razoável, mas não há onde exibir, pois não temos salas de cinema. As distribuidoras não são eficientes e isso gera um mercado interno consumidor muito pequeno”, enfatiza.

O crítico também fala que o público está equivocado quanto à produção do cinema brasileiro, “O grande público acredita que o único filme brasileiro que está em cartaz são as comédias da Globo, o que não é verdade!”, conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.