NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 25/03/2015 - 20:43
"Caminhos da Reportagem" analisa febre digital nesta quinta

O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (21/03), às 22h, na TV Brasil, aborda o uso descontrolado da internet móvel: a nomofobia. O jornalístico investiga as causas do distúrbio bastante comum atualmente que, cada vez mais, torna milhares de pessoas ao redor do mundo reféns de seus celulares. Para refletir sobre o assunto, o programa entrevista personalidades como a filosofa Viviane Mosé e a colunista de tecnologia Cora Ronai.

O problema que já ganhou até nome, nomofobia, é original do inglês como no-mobile-phobia, ou seja, fobia de ficar sem celular. A grande causadora é a internet ao permitir facilmente que seus usuários fiquem conectados 24 horas, aonde quer que estejam, através de um aparelho móvel.

O uso constante dessas tecnologias acarreta riscos. Problemas emocionais, psicológicos e físicos acabam sendo subestimados. Um exemplo é a auxiliar de produção Lucélia Paes, que precisou ser internada numa clínica para se tratar e conta que passou por crises de abstinência. “Eu ficava mexendo com os dedos, imaginava o celular no meu bolso, embaixo do meu travesseiro”, diz.  

A tecnologia tem influenciado o ensino. Apesar disso, algumas escolas tradicionais ainda optam pela não utilização destes dispositivos em sala de aula. Contudo, admitem que o uso desses equipamentos pelos jovens é inevitável. Em casa os pais procuram a solução, e questionam qual o melhor momento para as crianças começarem a usar tais aparelhos. A filosofa Viviane Mosé aconselha. “Precisamos entender que a tecnologia é uma tsunami, não podemos lutar contra ela. Não precisa encher teu filho de tecnologia. Mas ajude-o a usar melhor”, conclui.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.