NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 27/03/2015 - 13:00
"GloboNews Literatura" mostra homenagem do Salão do Livro de Paris ao Brasil

O “GloboNews Literatura” desta sexta-feira (27/03), às 21h30, traça um panorama da 35ª edição do Salão do Livro de Paris, que aconteceu nesta semana e homenageou o Brasil. O programa foi à França acompanhar os 43 escritores brasileiros que representaram o país no evento. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo stand que, em 500 metros quadrados, se propôs a vender e expor livros, além de promover palestras com autores.

País de tradição literária, a França é um mercado importante para o Brasil. Nove entre dez franceses leram, no ano passado, pelo menos, um livro. Cerca de 80 mil títulos são editados por ano, sendo 50 mil inéditos. E 40% do mercado editorial francês é composto por livros estrangeiros. O programa da GloboNews ouviu alguns dos 43 escritores brasileiros que estiveram no Salão do Livro, como Milton Hatoum, um dos mais vendidos no evento, Luiz Ruffato, Bernardo Carvalho, Paulo Lins e Fernanda Torres, entre outros, sobre a importância da exportação da literatura brasileira e de ser traduzido para a língua francesa.

“GloboNews Literatura” também conversou com a editora Anne Marie Métailié, uma das maiores promotoras da literatura brasileira na França. Outro promotor dos brasileiros é Michel Chandeigne, dono da editora de mesmo nome e de uma livraria portuguesa e brasileira, que fica numa charmosa praça do Quartier Latin. Ele revela ao programa que o autor brasileiro preferido dos franceses ainda é Machado de Assis. Edney Silvestre entrevista a escritora Marie Darrieusecq, sucesso de vendas na França. Em 2013, Marie recebeu o Prêmio Médicis por "É preciso amar muito os homens", ainda sem tradução no Brasil.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.