Desde seu início, a TV brasileira foi organizada segundo o
modelo comercial, baseado na venda de publicidade. A televisão pública surgiu
mais tarde e sempre encontrou dificuldade em concorrer com as emissoras
comerciais.
O “Ver TV” recebe nesta sexta (27/03), às 20h, na TV Brasil, o
professor Luis Albornoz, do departamento de jornalismo e comunicação
audiovisual da Universidade Carlos III de Madrid; a jornalista Ângela Carrato,
professora do departamento de comunicação social da Universidade Federal de
Minas Gerais; e o produtor audiovisual Nordahl Christian Neptune, autor da tese
de doutorado pela Unicamp “a TV Pública no Brasil”.
O programa também entrevista o vice-presidente de tecnologia
da PBS, a rede pública de TV dos Estados Unidos, Eric Wolf. Ele conta como
funciona o modelo público norte-americano. O diretor de políticas editoriais da
BBC, a TV pública da Inglaterra, David Jordan, destaca a importância do debate
político na televisão e da credibilidade da informação oferecida aos cidadãos.
Diretor de relações internacionais da RTP, a TV pública portuguesa,
José Lopes de Araújo, comenta a credibilidade da informação, os modelos de
programação e financiamento utilizados em Portugal.
O diretor da Rádio e Televisão Argentina, Alejandro Verano,
explica a lei de meios argentina, da divisão do espectro de radiodifusão
implantada por essa lei, e do modelo de TV pública como alternativa à TV
comercial.