Nesta terça (21/04), às 20h, na TV Brasil, o programa “Observatório
da Imprensa” analisa a influência das redes sociais e da internet na vida
das pessoas que buscam e produzem informação, além de conexão com outros
internautas.
Para debater a dinâmica da internet e sua relação com o
jornalismo, o apresentador Alberto Dines recebe o professor e
jornalista Muniz Sodré, a professora Paula Sibilia e o
editor-executivo de “O Globo”, Pedro Dória, no estúdio da emissora
pública.
"A grande paixão é de sempre estar ligado e
conectado", sugere o experiente Muniz Sodré. Já a professora Paula
Sibilia lamenta que as redes nem sempre tenham a reflexão apropriada. "São
espaços públicos midiatizados e este compartilhamento constante deveria ser
pensado", avalia.
A perenidade das redes, que entram e saem de moda, leva à
discussão se os impressos estão mesmo com os dias contados como anunciam alguns
alarmistas, ou se permanecerão como referências de jornalismo. Fato é que o
mundo digital vem influenciando o “modelo clássico” da comunicação, “emissor
> receptor”, mudando a rotina de vários profissionais, inclusive os de
comunicação, por causa da interatividade e rapidez.
A notícia pode chegar antes nas redes. Nelas, através de uma
constante fabricação virtual de si mesmo, todos parecem dizer: "Todo mundo
é especial. Você é especial". A chamada “selfie” virou verbete: foi
eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford. A obsessão pela
autoimagem, narcisismo e individualismo promovem uma alienação social, na
medida que as pessoas facilmente se desligam de conversas no mundo real para
checar mensagens e notificações nas redes sociais.
A velocidade das redes traz a sensação de que as 24 horas do
dia não são suficientes. A rápida conexão une pessoas e objetivos comuns
enquanto afasta os divergentes. "Se você cada vez mais é exposto
apenas às ideias com as quais já concorda, você tende a ficar intolerante em
relação às ideias com as quais não concorda. E a essência da democracia se dá
quando duas pessoas que discordam são capazes de chegar a um meio termo",
opina Pedro Dória, editor-executivo do jornal “O Globo”.
O Observatório da Imprensa apresenta também o
depoimento de acadêmicos e profissionais que atuam na área como a professora Silvia
Moretzsohn e o professor Carlos Affonso Souza, além do especialista
em redes sociais Rafael Arrigoni.