NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 22/04/2015 - 20:39
"Caminhos da Reportagem" mostra desafios do setor farmacêutico

O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (23/04), às 22h, na TV Brasil, mostra os desafios e os avanços do setor farmacêutico. Analisa as pesquisa de medicamentos e as alternativas encontradas pelo poder público e privado para diminuir o preço dos remédios, além de ações para combater as doenças negligenciadas.

Em território nacional há cerca de três farmácias para cada 10 mil habitantes. Ao todo são 85 mil estabelecimentos, quantidade bem maior que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Para o diretor da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Renato Tamarozzi, os números estão associados ao crescimento no Brasil. Com os avanços sociais, as classes D e E passaram a ter mais acesso aos medicamentos e aos cuidados com a saúde, o que aumentou a demanda do mercado.

A atração vai até a Rocinha, no Rio de Janeiro, onde mostra a realidade de uma comunidade no estado com a maior incidência de tuberculose no Brasil. “O país está no décimo lugar de investimento em pesquisas de doenças negligenciadas. É um dos poucos países endêmicos que realmente botou os recursos para procurar solucionar os problemas da sua população”, explica o diretor-executivo do DNDI América Latina, Eric Stobbaerts.

O Caminhos da Reportagem também analisa a situação da cidade de São Bento, localizada na Baixada Maranhense. A comunidade sofre com um dos maiores índices de esquistossomose do país. O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão, Neuton Silva, revolta-se com o problema. “É indignante ver pessoas morrendo de uma parasitose perfeitamente evitável, perfeitamente curável”, lamenta.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.